Com um design mais prático e acessível. Assim será a nova interface do Siga Aluno e do Siga Docente, plataformas desenvolvidas para auxiliar acadêmicos e professores da Universidade do Estado do Pará (Uepa) no acompanhamento de suas atividades.
De imediato, o fator mais positivo da atualização é a acessibilidade aos estudantes que possuem deficiência visual, com a implantação de um sistema de comando de voz. O sistema é oriundo de um projeto de pesquisa, desenvolvido entre janeiro e junho de 2016 por alunos do curso de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do campus de Castanhal, em parceria com a Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD).
De acordo com o Diretor da DSPD que coordenou a criação do sistema, Ítalo Di Paolo, a atualização deve acontecer ainda neste semestre. “Entramos agora no processo de implementação do projeto, realizando testes com usuários reais que estão tendo acesso pela primeira vez com o programa. Eles vão analisar e opinar sobre o sistema para que possamos fazer os ajustes necessários e colocar a nova interface no ar”, disse o diretor.
Na atualização o acesso ficará mais dinâmico e menos limitado, e poderá ser feito tanto pelo computador quanto por smartphones. O primeiro aluno a testar o programa foi José Monteiro, de 45 anos, que cursa o 8° semestre de Pedagogia e possui baixa visão. Ele fez algumas ressalvas, mas aprovou o novo sistema. “Eu achei muito importante essa iniciativa, principalmente por nos trazer para testar e contribuir com o projeto. Eu identifiquei alguns pontos que podem melhorar, mas são pequenas coisas. O programa possui o sistema Dosvox, que considero ser o melhor para deficientes visuais, portanto, está aprovado”, considerou o estudante.
Texto: Rafael Dias
Fotos: Nailana Thiely