Aula inaugural apresenta os novos alunos do Mestrado Cipe

Enviado por Ize Sena em Sex, 12/05/2017 - 17:28
A comunidade acadêmica conheceu hoje, 12 de maio, os novos alunos do Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (Cipe). A aula inaugural da turma ocorreu no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Os 24 novos pós-graduandos foram recepcionados pelo reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Juarez Quaresma; pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação, Marcus Vinicius Brito; pela presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Rosângela Brandão Monteiro; e demais convidados.

A cerimônia contou com a realização de uma conferência magna ministrada pelo doutor Chao Lung Wen, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com a temática “Novas tecnologias na área da saúde”. Na ocasião, foram pontuadas a importância do avanço da ciência para a melhoria contínua dos serviços médicos prestados e o aumento da produtividade profissional, beneficiando, desta forma, a saúde humana.

Para Chao Lung Wen, é necessário pensar na reformulação do modelo de aprendizagem atual. “Espero que os alunos entendam a importância da utilização da tecnologia móvel no processo de diagnósticos médicos. Essas tecnologias emergentes vão se tornar cada vez mais populares no dia a dia, impactando na atenção primária à saúde”, afirma o doutor.

O encontro serviu para repassar informações básicas e a apresentação dos laboratórios. “O Cipe representa o primeiro mestrado da área cirúrgica da Amazônia e do Nordeste. Os principais ganhos desse programa dizem respeito à exigência de ser elaborado um produto final com aplicação direta na sociedade, aos convênios com instituições privadas de ensino dentro da área médica e ao processo de produtividade técnica e científica adquirida”,explica o professor Marcus Brito.

A principal meta do Programa é promover o aprofundamento acerca do conhecimento técnico científico, de forma que fomente habilidades de execução de pesquisas operacionais, desenvolvimento de processos, produtos e metodologias na área de Cirurgia e Pesquisa Experimental.

O mestrando Luciano Gomes Moura descreveu o encontro como mais uma oportunidade de aprimoramento científico. “Pudemos aprender mais sobre o uso dos recursos tecnológicos na área médica. Esse mestrado tem um diferencial agregador à nossa profissão, que é o fato de termos de elaborar um produto final prático. Ou seja, vamos além da esfera teórica”, afirma o estudante.

Das 24 vagas ofertadas, 12 foram de livre concorrência, 6 da Santa Casa do Pará e 6 da Unimed Sul do Pará, inseridas dentro da linha Cirurgia Experimental e Pesquisa Experimental.

Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely