Aula Magna da Especialização em Saúde Coletiva

Enviado por Daniel Leite em Seg, 11/03/2019 - 10:15

A trajetória acadêmica é feita de muitos caminhos, um deles após a graduação é a especialização, um daqueles momentos onde o discente já reconhece suas aptidões e em função disso já procura um lugar dentro do mercado de trabalho. Nesse sentido, no último dia 08 de março, ocorreu a aula magna da primeira turma da pós-graduação lato sensu em Saúde Coletiva, modalidade gratuita, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) que foi proposto e elaborado pelo Grupo de Pesquisa de Vigilância Epidemiológica e Ambiental na Amazônia e do Laboratório de Epidemiologia e Geoprocessamento da Amazônia (EPIGEO).

O evento contou na programação com uma mesa com o idealizador do curso Prof. Nelson Veiga e os docentes Prof. Antonio Cezar e Prof. João Oliveira sobre as diretrizes da especialização em Saúde Coletiva e quais questões serão abordadas durante o curso com o objetivo de qualificar profissionais das diversas áreas do conhecimento para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), considerando aspectos sociais, psicológicos, econômicos, culturais, ambientais e políticos da realidade da população Amazônica. "Esse curso, ele foi criado no sentido de que a universidade pudesse responder a uma demanda social ligada a questão da produção do conhecimento dos cenários epidemiológicos no Estado do Pará com a intenção de formar pessoas para que possam pensar criticamente a respeito desses cenários" comentou o prof. Nelson Veiga, um dos expoentes criadores do curso de pós-graduação.

A especialização em Saúde Coletiva é voltada à área do conhecimento de Ciências da Sáude do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), sendo as disciplinas ofertadas em módulos presenciais no périodo de março a julho de 2019, entretanto, o curso recebeu diversos alunos de áreas da saúde como de outras também."Eu espero fortalecer meu conhecimento na área de epidemiologia, pois eu já trabalho com isso e preciso de um reforço nessa área e após eu ler o edital percebi que o conteúdo casa com o que eu procuro para minha trajetória profissional" afirmou o discente Rodrigo Furtado que é formado em Biomedicina pela UFPA, mas encontrou na pós-graduação em Saúde Coletiva da Uepa o que precisava para o seu currículo acadêmico como profissional da área da saúde.

O curso de pós-graduação em Saúde Coletiva da Uepa compreenderá uma carga horária total de 360h aula, dividida em 12 disciplinas com a elaboração de um artigo científico para a conclusão do curso. Os funcionamentos das aula será nas dependências do CCBS/Campus II da Universidade do Estado do Pará com um Regime Modular de disciplinas desenvolvidas em um período de 05 meses. "A priori a nossa ênfase é que esse aluno compreenda o contexto em que ele vive nesse nosso cenário amazônico e que ele contribua para as pesquisas referentes a essas doenças e agravos epidemiológicos e que ele se aproprie desse conhecimento e dessas tecnologias para atuas dentro da sociedade" ponderou o coordenador do curso de especialização em Saúde Coletiva o prof. João Oliveira.

O curso começa no primeiro semestre de 2019 com atividades teóricas e práticas supervisionadas serão realizadas no horário das 18:00 horas às 22:00 horas de quarta a sexta-feira e aos sábados, das 08:00 horas às 12:00 horas e das 14:00 horas às 18:00 horas, quando houver necessidade.

Texto: Daniel Leite

Fotos: Marcello Nascimento