As vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu na última quinta-feira, 22 de outubro, na Escola Estadual Vera Simplício, localizada na Rua do Una, bairro do Telégrafo, um Aulão de Redação do Enem para estudantes da Educação de Jovens e Adultos(EJA).
A aula teve duração de três horas, sem intervalos, e foi ministrada pela professora de português, Simone Cristina Menezes. Ela ensinou a estrutura correta das redações e mostrou os erros comuns que devem ser evitados na hora da prova. “Problemas com pleonasmos (redundância), entre outros. Ensino como funciona a prova do Enem, como se deve construir o texto, como objetivar o que eu quero. Dou dicas de quais os possíveis temas, já que estamos as portas da prova”, detalha ela.
Os Aulões fazem parte do Programa de Extensão (PROEX) Amazônico, institucionalizado há um mês pelo Conselho Universidade (Consun) da Uepa. A primeira aula, aberta ao público, ocorreu em 8 de outubro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, na travessa Djalma Dutra.
O projeto das aulas de Redação prosseguirá até o final de 2017. A ideia é que todo mês, uma escola em um bairro de Belém ou Região Metropolitana, seja selecionada para receber o Aulão. “Com essa atividade a gente pretende atender um bairro, divulgar e procurar um local que possa atender várias escolas e pessoas interessadas em dicas para o Enem”, diz professora Simone Menezes, que também é coordenadora da ação.
A professora destaca que o bom desempenho na Redação é imprescindível no Exame. “ Se tirar menos de 400 pontos, o candidato é eliminado e não tem nem como pleitear uma vaga em qualquer universidade. É importante que o candidato entenda os processos de construção de uma Redação. A maior dificuldade do aluno hoje ainda é a Língua Portuguesa. Pode zerar uma disciplina nas provas, mas não pode zerar a Redação, que vale 1000 pontos”, destaca.
ENEM E PROSEL
A partir deste ano, a Uepa adota as notas do Enem como critério de avaliação do Processo Seletivo (Prosel/2016). Os interessados em concorrer a uma vaga na Uepa deverão fazer as provas do Enem, realizadas neste sábado e domingo, 24 e 25 de outubro. Outro critério para concorrer no Prosel é estar em fase de conclusão ou ter concluído o Ensino Médio.
Será automaticamente eliminado do Processo, o candidato que faltar em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2015, obtiver nota inferior a 400 na Redação, numa escala de 0 a 1000, ou ainda média aritmética das notas do Exame inferior a 400.
A Uepa reservará 40% das vagas ofertadas a candidatos que cursaram o Ensino Médio em Escolas da Rede Pública Brasileira. Ainda será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem, aos estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública do Pará. A comprovação dessas condições será feita no ato da matrícula. O candidato que não provar a veracidade das informações será eliminado do Processo, perderá o direito a vaga e de se matricular.
Texto: Renata Paes
Foto: Arquivo Proex