Bairro da Pedreira recebe ação de saúde para mães em pré-natal

Enviado por Ize Sena em Ter, 25/08/2015 - 16:48
Médicos, enfermeiros e assistentes sociais da Uepa enfatizam a necessidade do pré-natal, exames e alimentação adequada durante a gestação.
 
Neste sábado (29), de 8h as 12h, o Centro Social Alegria, localizado na avenida Marques de Herval, na Pedreira, receberá uma equipe de saúde da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que irá oferecer a comunidade serviços e orientações gratuitas sobre pré-natal.
 
A ação é promovida pelo Grupo de Pesquisa Saúde Comunitária, do Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), composto por 15 membros, entre eles professores e alunos de medicina, enfermagem e assistência social. Desde 2011, quando o grupo foi criado, desenvolve atividades voltadas ao cidadão em praças e centros comunitários.
 
A mestre em Medicina Tropical e líder do Saúde Comunitária, professora Marcia Maciel de Rojas, conta que a atividade é voltada às famílias. “Vamos falar da importância do pré-natal, dos exames necessários. Iremos medir a pressão arterial, analisar se a alimentação da mãe está alterada e fazer orientação”, diz a professora. 
 
Ela destaca que o grupo foi criado a partir da necessidade de levar serviços de saúde a população. “A gente não podia ficar restrito só na Universidade. Após conversar com alguns alunos, fizemos a primeira grande campanha do Teste do Olhinho. Vimos que tinha necessidade de sair do Posto de Saúde do Marco, na Uepa. Foi aí que a gente começou a ir para a praça e percebemos que dava certo”, ressalta.
 
A atividade ainda inclui um bazar de livros da área da saúde, educação, autoajuda, religiosos e infantis. As obras, recebidas de doações voluntárias, serão oferecidas por preços abaixo do mercado.  Os recursos adquiridos no bazar já tem um destino certo: a compra dos materiais utilizados nos serviços de saúde e a divulgação nas comunidades. A próxima ação está marcada para 19 de setembro, em Marituba. O local ainda será definido. 
 
Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira