Belezas e problemas ambientais do Rio Araguaia são retratados em livro

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 02/03/2017 - 08:58

O Rio Araguaia, conhecido por sua beleza e extensão, foi o tema escolhido pela pesquisadora Aimée Iris Machado para a produção do seu primeiro livro literário, intitulado “Remando Versos”. O lançamento da obra ocorreu no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus VII, em Conceição do Araguaia.

A obra é composta por vinte e sete poesias que retratam o encanto e as problemáticas do Rio. Segundo Aimée Machado, “o livro traz as cores da paisagem, o retrato das belezas e reflexões sobre as questões que estão afetando a qualidade de vida da população. Os versos navegam nas águas cristalinas do rio, viajam no tempo, relembram a infância e retornam ao presente”.

A cerimônia de lançamento contou com a organização de professores e discentes do curso de Letras da Uepa. “O objetivo era que a comunidade acadêmica pudesse conhecer a obra, promovendo, com isso, a cultura local. Além disso, a autora deixou indicações de como o livro poderia ser utilizado como material didático”, ressalta o professor Oziel Pereira, um dos organizadores à frente da apresentação.

Nascida em Conceição do Araguaia, a autora sempre teve uma relação muito próxima com o Rio. Durante a década de 90, saiu do município para estudar Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Além disso, já residiu em São Paulo, Florianópolis, Salvador e em países do exterior, tais como o Peru, Argentina, Alemanha e Espanha.

O evento, realizado no dia 22 de fevereiro, reuniu aproximadamente 140 pessoas no auditório da Uepa. Segundo a aluna de Letras Tamara Costa, uma das organizadoras, "a programação foi bastante proveitosa e contou com apresentações de poemas de artistas regionais e músicas acústicas, como o hino de Conceição do Araguaia”. Além disso, a ocasião também ressaltou a importância da cultura local como recurso educacional.

O gosto da autora por poemas começou há dez anos e ao retornar ao município onde nasceu sentiu-se impulsionada a escrever sobre a terra e as águas que influenciaram sua vida. “Foi da maternidade e do reencontro com a minha terra natal que os versos nasceram remando”, destaca Aimée Machado.

A obra é acompanhada por várias imagens produzidas por fotógrafos ou admiradores da paisagem local ao longo dos 27 poemas. A capa do livro é ilustrada por uma aquarela produzida pela artista plástica colombiana Maria Alejandra Muñoz Pinilla.

Aliado às problemáticas atuais que o Rio Araguaia vive, como o processo de degradação e estiagem ao longo do percurso pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, o livro trouxe poemas que abordam justamente a temática da seca e da poluição ambiental. Dessa forma, a autora pretende alertar a sociedade e as instituições da importância da preservação do Rio Araguaia como patrimônio público de todos.

Poemas

ALMA RIBEIRINHA

Sou beiradeiro

Encrespado no banzeiro