Calouros de Enfermagem aprendem primeiros socorros

Enviado por Ize Sena em Qua, 17/02/2016 - 16:09
Socorristas da Cruz Vermelha colocaram os calouros de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) diante de uma das situações que fará parte da rotina profissional: a realização dos primeiros socorros. A Cruz Vermelha foi convidada pelo Centro Acadêmico de Enfermagem João XXIII – (Caenf), para ministrar o curso de Suporte Básico de Vida (S.P.V) , no campus IV. O curso integrou as atividades da Semana do Calouro, que se iniciou na última segunda-feira (15).

Munidos dos equipamentos básicos para o atendimento, colar cervical e a prancha, a equipe de socorristas chamou uma caloura para representar a pessoa acidentada. Os socorristas exemplificaram as formas corretas de abordar a lesionada, estabilizar a coluna, pôr o colar cervical e colocar a prancha.

Eles ainda destacaram os erros cometidos no procedimento após um grave acidente, entre eles, mover o corpo da pessoa, que consequentemente pode causar graves sequelas. “O primeiro atendimento é sempre o mais importante. Na rua, na hora em que ocorre o acidente, o paciente está desestabilizado. Um mau atendimento pode deixá-lo tetraplégico e até matá-lo. Os primeiros cinco minutos são essenciais”, destaca o gestor operacional do Departamento de Socorro da Cruz Vermelha, Carlos Moraes.

Um vídeo também mostrou aos alunos o surgimento da Cruz Vermelha, como chegou ao Brasil, ao Estado do Pará e as formas de atuação. Animada com o curso de Primeiros Socorros, a caloura Mayara Carvalho, 18 anos, conta ter escolhido a Enfermagem pelo cuidado com as outras pessoas. “Aprecio a área pelo cuidado, contato, o olhar para o outro. Não só o cuidado físico, mas também o psicológico, mental”, diz ela.

A Semana do Calouro continua até 19 de fevereiro com dinâmicas multidisciplinares, discussões sobre temas polêmicos como a “Precarização e Privatização da Saúde”, atividades integradas em saúde, apresentação de grupos de pesquisas, ligas acadêmicas, Cinedebates, entre outros.

Desde terça-feira, o calouro Lucas Ferreira, 18 anos, tem participado de todas as atividades. “Vi os professores. Nos apresentaram as áreas de atuação, grade curricular, projetos de extensão. Sempre gostei da área da saúde e a Enfermagem é algo que me fascina”, frisa ele.

A integrante do Caenf, Kethully Soares Vieira, 20 anos, destaca que a programação para os calouros esclarece as curiosidades que os novos alunos têm sobre o curso. “Quando os calouros chegam são curiosos. Eles querem saber a rotina, ambiente de trabalho, quando vão para o hospital. A Semana os ajuda a se entrosarem”, ressalta.

Texto: Renata Paes
Foto: Renata Pinto