Calouros participam da cerimônia do jaleco

Enviado por Ize Sena em Qua, 11/02/2015 - 00:00
Vestimenta tradicional, que também é um equipamento de segurança individual, representa um rito de passagem para os novos alunos da Uepa. Cerimônia foi marcada pela emoção e presença dos familiares e amigos dos calouros
 
O ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o campus II da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado no bairro do Marco, ficou lotado de calouros, pais e familiares na noite da última segunda-feira (9). O motivo era a cerimônia simbólica da vestimenta de um instrumento de proteção tradicional dos profissionais da área da saúde, o jaleco.
 
O evento contou com a participação da diretora do CCBS, Ilma Pastana, que na oportunidade, falou sobre a importância do instrumento e o surgimento dele. “O jaleco iniciou com a cor escura e quando mais sujo de sangue, mais importante era a pessoa que o vestia, pois mostrava o quanto vivido e experiente era o profissional”, afirmou Ilma, que também parabenizou a vitória de cada um.
 
Antes do juramento e da entrega do jaleco pelos “paraninfos”, pais, irmãos ou amigos aos calouros, os coordenadores de curso e representantes de cada um dos cinco Centros Acadêmicos saudaram os novos alunos. “Agora, todos vocês fazem parte do futuro da saúde do nosso Estado. Desejo que vocês consigam fazer com que a Uepa contribua na formação profissional de cada um, assim como consigam contribuir com o ensino, a pesquisa e a extensão da Universidade”, frisou o aluno da primeira turma de biomedicina da Instituição, Leonardo Hernandez.
 
Em seguida, o momento mais esperado da cerimônia foi traduzido pela emoção dos futuros profissionais da saúde. A caloura de Fisioterapia, Luciana Bastos, era uma delas. “Eu espero me tornar uma ótima fisioterapeuta e que a Uepa possa me proporcionar um ótimo ensino nessa jornada acadêmica”, contou a caloura. Já Suzanne Caldas, caloura de medicina espera aprender coisas que a leve a contribuir com a sociedade. “Meu compromisso com Deus é de ajudar o próximo, as pessoas do meu Estado e do meu País”, explicou.
 
O reitor Juarez Quaresma presidiu a cerimônia e também saudou os calouros e os pais. “Nossa Universidade é jovem assim como vocês. Nós procuramos crescer apostando na preparação dos jovens paraenses para o mercado de trabalho e também para a sociedade, já que a Uepa eclode as mais variadas lutas e diversidades”, afirmou Juarez Quaresma.
 
A Cerimônia do Jaleco encerrou a programação do acolhimento dos calouros do CCBS e marcou o início das aulas, que começam normalmente esta semana. Este é o segundo ano consecutivo que os acadêmicos do Curso de Biomedicina integram a cerimônia, ao lado dos alunos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Educação Física. 
 
Texto: Miguel Alves
Edição: Ize Sena
Foto: Bianca Almeida