Caminhada encerra aniversário do curso de Enfermagem

Enviado por Josi Mendes em Seg, 18/05/2015 - 00:00

Cerca de 100 pessoas participaram da II Caminhada da Saúde. Evento marcou o encerramento da semana comemorativa aos 70 anos do curso de Enfermagem.

O Portal da Amazônia foi o local escolhido para a  II Caminhada da Saúde, que marcou o encerramento das comemorações pelos 70 anos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Antes de suarem as camisas, os participantes fizeram exercícios de aquecimento e alongamento. Cerca de 100 pessoas, entre estudantes e professores se envolveram no evento, que começou a ser comemorado desde a segunda-feira, 11 de maio.

Do município de Barcarena, Roseane Sardin, estudante do primeiro semestre de enfermagem de uma faculdade particular, foi para a caminhada disposta a aprender mais sobre o curso. “É a primeira programação que eu participo. Acho importante. São 70 anos de enfermagem. Fiz questão de participar pelo porte que o evento tem. Principalmente porque é meu primeiro semestre. Quero me familiarizar’’, enfatiza a estudante.

O estudante do terceiro semestre, Allan Silva, 34 anos, estava animado. “É bom para divulgar o curso. Falar para as outras pessoas. A gente fala tanto em saúde, nada melhor do que viver isso”, comenta.

As atividades ficaram a cargo do professor de Educação Física, Manoel Silva Junior.“Fizemos um alongamento de 15 minutos e depois a caminhada para estimular uma perspectiva à provocação da saúde”. Em breve discurso, a coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Terezinha Vieira da Silva, agradeceu aos participantes pelo interesse na programação e mais uma vez frisou os avanços da graduação na Escola de Enfermagem Magalhães Barata.

A acadêmica de enfermagem da Uepa, Tatiane Lima, 26 anos, ressaltou que a caminhada era uma boa opção a qualidade de vida dos profissionais da área. “A questão de prática da saúde é fundamental para a vida do enfermeiro, que é um pouco estressante ao ter que lidar com pessoas diferentes todos os dias, e passar quase o dia todo no trabalho. Temos que relaxar um pouco. A gente tem que estar preparado para isso. A atividade ajuda e ainda faz bem para nós e os outros’’.

Texto e fotos: Renata Paes