Campanha de prevenção contra as DST no Carnaval

Enviado por Daniel Leite em Sáb, 02/03/2019 - 08:58

No Brasil, o período do carnaval é um momento de catarse e felicidade, pessoas unidas dançando e pulando seguindo os bloquinhos ou trios elétricos, entretanto é sempre bom lembrar-se da saúde. Pensando nisso, o Centro de Saúde Escola (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) com a intenção de alertar os servidores públicos e a comunidade acadêmica sobre os perigos durante o carnaval para aqueles que serão possíveis foliões nas ruas da capital paraense sobre a importância da prevenção em torno das doenças sexualmente transmissíveis (DST).

O CSE em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) junto ao Núcleo de Promoção à Saúde (NUPS) estão distribuindo camisinhas, librificantes e informativos sobre a campanha de conscientização ao combate à sífilis. Além desse material entregue, há, também, a hashtag #TesteTrateCure que expande a campanha para as redes sociais com o objetivo de alcançar outras camadas da sociedade paraense para gerar empoderamento sobre a questão das DST’s. “Estamos distribuindo para as pessoas materiais que informem sobre método de prevenção e de diagnóstico com algumas cautelas que podem ser tomadas nesse período” comentou a enfermeira Glaisa Cruz representando o ambulatório médico dentro do CSE.

É o terceiro ano da Campanha de Prevenção no Carnaval, no ano de 2017 o projeto foi expandido dos campi da capital paraense para os demais municípios do interior onde a Uepa atua. A mobilização é uma tentativa de fazer com que o quadro de funcionários da instituição possa orientar sua equipe para cuidar da saúde por meio da redução de riscos que o processo de prevenção possibilita. “A campanha de carnaval contra as doenças sexualmente transmissíveis é importante para nós servidores, pois ajuda as pessoas a se conscientizarem com relação ao uso de preservativos, lembrando sempre a principal função, já que muitos usam apenas como forma de prevenir gravidez e esquecem as doenças, como a AIDS, sífilis, gonorreia e etc.” ponderou a estagiária Viviane Cunha.

“No quesito prevenção o SAPP não abre mão” afirmou em tom festivo a servidora e psicóloga, do Serviço de Apoio Psicológico e Pedagógico (SAPP), Oneli Gonçalves ao comentar sobre as diretrizes da ação de prevenção junto aos servidores, docentes e discentes da Universidade do Estado do Pará. A prevenção é o caminho para alcançar a saúde por meio de ações que reduzam os riscos que determinadas práticas e ambientes oferecem, portanto, foi pensando nisso que a Uepa desenvolve campanhas para oferecer bem estar, saúde e dignidade para todos que usufruem dos espaços e programas da instituição.

Texto: Daniel Leite

Foto: Nailana Thiely