Campus de Altamira se prepara para construção de novo prédio

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 02/09/2015 - 08:58

Construção beneficiará todos os estudantes da região do Xingu, composta ainda pelos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

A equipe técnica responsável pela construção do novo bloco de salas de aula e laboratórios da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Altamira, deu início, nesta semana, às visitas ao campus para realizar os primeiros estudos de solo. O prédio terá térreo e mais um pavimento e será construído atrás do bloco das salas de aula do curso de Ciências Naturais.

Para as obras, a Uepa foi contemplada com R$ 1.039.355,00 (um milhão, trinta e nove mil e trezentos e cinquenta e cinco reais), concedidos pelo Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX). Segundo o coordenador geral do campus de Altamira, Jorge Farias de Oliveira, o recurso já foi liberado. “Os trabalhadores começaram a vir ontem (31) na Uepa verificar a situação. Semana passada foram os primeiros contatos para confirmar o início dos trabalhos”, diz ele.

A proposta do campus de Altamira é construir instalações físicas para abrigar laboratórios das áreas de Engenharia Ambiental e Educação Física, expandir as ações da Uepa com a adesão de novos cursos, como de Enfermagem e Tecnologia de Alimentos, além de retornar com a Licenciatura em Matemática.  O novo prédio beneficiará todos os estudantes da região do Xingu, composta pelos municípios de Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

Na segunda-feira passada (24), o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, visitou as instalações da Uepa em Altamira, para acompanhar o andamento do projeto. Na mesma semana, foi conhecer à Usina de Belo Monte e se encontrar com membros do Governo do Estado.

PDRSX

O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu implementa políticas públicas e iniciativas da sociedade civil, que promovam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de mais de 400 mil pessoas habitantes dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Pacajá, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.

A Uepa foi uma das instituições contempladas com recursos no Edital de Seleção de Projetos, elaborado pelo PDRSX em 2014. Para este ano, o campus Altamira encaminhará à coordenação do PDRSX, até 5 de setembro,  um novo projeto, destinado a  compra dos equipamentos dos futuros laboratórios.

Foto: Mácio Ferreira