Campus de Conceição do Araguaia inaugura Brinquedoteca

Enviado por Ize Sena em Qua, 13/01/2016 - 13:32

Em meio a laboratórios, piscina semiolímpica, biblioteca, auditório, e ao movimento diário dos acadêmicos da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Conceição do Araguaia, há um cantinho lúdico reservado para o estímulo a imaginação e a interação de crianças de 6 a 10 anos. A Brinquedoteca Helena Jefferson de Souza, inaugurada no dia 5 de janeiro, oferece para diversão dos pequenos, quebra-cabeça, monta-monta, fantoches, fantasia para as dramatizações teatrais, máscaras, entre outros brinquedos.

Todo o cenário infantil foi montado para incentivar a brincadeira como momento de aprendizado.  Crianças e professores das escolas públicas do município terão acesso ao espaço, que se tornou modelo em ensino-aprendizagem para as demais instituições de Conceição do Araguaia. “Fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação do Município.  O secretário se mostrou interessado já que as escolas públicas não tem espaço para brinquedoteca”, conta a coordenadora geral do Campus VII, Lucilei Martins de Oliveira.

Para que os professores possam levar as turmas à Brinquedoteca, deverão fazer o agendamento pessoalmente, na sala administrativa do Campus VII, localizado na Avenida Araguaia, s/n, Vila Cruzeiro, em Conceição do Araguaia.

Laboratório
O espaço também se destina a professores e alunos dos cursos de Pedagogia, Ciências Naturais, Matemática, Letras, Enfermagem, Educação Física, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais da Uepa, que desejam colocar  em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. “A Brinquedoteca é um Laboratório do curso de Pedagogia, mas também de Enfermagem, que serve de espaço para atendimento infantil.  A Educação Física também tem esse espaço como recreativo”, ressalta Lucilei de Oliveira.

As alunas da Uepa que são mães e precisam levar os filhos(as) para sala de aula por não terem com quem deixar, poderão acomodar os pequenos na Brinquedoteca enquanto assistem às aulas. As crianças atendidas serão monitoradas por graduandos voluntários.

A idealizadora do projeto, a mestra em educação Nidal Afif Obeid Freitas, ressalta que o local não terá o mesmo papel de uma creche e sim será um ambiente confortável e seguro para as crianças ficarem enquanto as mães estudam. “Os monitores não trocarão as fraldas das crianças e nem darão comida como é numa creche. Isso a mãe precisará fazer. Os monitores irão acompanhar as crianças e ensiná-las enquanto as mães estudam”, destaca ela.

Nidal Freitas frisa que a Brinquedoteca Helena Jefferson de Souza irá trabalhar a formação educacional das crianças e dos acadêmicos. “Ao mesmo tempo em que os nossos alunos dão formação democrática, eles também se formam. Trabalham esse comportamento democrático em si mesmo. O nome do espaço, Helena Jefferson de Souza, faz referência a uma educadora mineira, que defendeu a prática pedagógica democrática, com ênfase a uma formação democrática social. O sentido é uma formação dupla”, ressalta ela.

SERVIÇO:
Agendamentos: Administração do campus da Uepa em Conceição do Araguaia
Endereço: Avenida Araguaia, s/n , Vila Cruzeiro, em Conceição do Araguaia.

Horários de Funcionamento da Brinquedoteca:
De segunda-feira a sexta-feira: das 08h às 11h; das 14h às 17h; das 19h às 21h.

Texto: Renata Paes/Ascom-Uepa
Foto: Campus VII Conceição do Araguaia