Campus de Educação Física inaugura espaços

Enviado por Ize Sena em Qua, 02/03/2016 - 08:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará na próxima sexta-feira, 4, a inauguração de duas novas salas-laboratórios e de um elevador para cadeirantes na biblioteca do campus de Educação Física. A inauguração ocorrerá às 10h, no campus III, localizado na avenida João Paulo II, bairro do Marco, e contará com a participação do reitor, diretores de Centro, e outros integrantes da comunidade acadêmica.
 
Esses novos espaços se destinam à melhoria do ensino e à garantia de acessibilidade no campus. As salas a inaugurar são do Laboratório de Anatomia e Antropometria em Educação Física (Laapef), com anfiteatro para aulas teóricas, medições e avaliação física; e do Laboratório de Atividades Físicas Adaptadas (Lafad), em que há trabalhos com deficientes motores ou mentais, principalmente crianças.
 
O elevador foi construído para dar aos cadeirantes o acesso efetivo à biblioteca, localizada no segundo andar do prédio. A instalação do equipamento segue orientações do Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE/PA) e atende às exigências do Ministério da Educação (MEC).
 
O coordenador do curso de Educação Física da Uepa, Antônio César Lima, afirma que essas estruturas, sobretudo das novas salas, contribuem para o fortalecimento do tripé da Universidade, pelo caráter abrangente das atividades desenvolvidas. “Esses espaços nos permitem trabalhar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por propiciar serviços à comunidade, que estão envolvidos em atividades de projetos de pesquisa, de extensão e do curso”, comenta.
 
De acordo com a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ilma Pastana, a relevância desses espaços está em fazer com que a acessibilidade se torne uma prática da Instituição e em viabilizar a qualidade das atividades de ensino. “Essas necessidades são relacionadas à acessibilidade à nossa biblioteca, tanto de  usuários internos quanto externos, e usufruto das salas térreas, que estavam desativadas, mas foram reestruturadas e agora podem receber aulas e atividades laboratoriais”, ressalta a coordenadora.
 
Texto: Sergio Ferreira Junior
Fotos: Nailana Thiely/Ascom Uepa