Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), alunos do Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa) desenvolveram uma ação solidária, para a produção de, pelo menos, 600 máscaras de proteção individual. Todas serão doadas nesta terça-feira, 5 de maio, a partir das 8h, no bairro Nagibão, no município de Paragominas, no sudeste do Estado do Pará.
“Antes do decreto quanto à obrigatoriedade do uso das máscaras já havia sido indicado no site do Ministério da Saúde que as máscaras “caseiras” de tecido ajudavam na proteção individual, e conversando com o coordenador do campus, Nelivelton Gomes, tivemos juntos a ideia e iniciativa. Pensamos em utilizar o Laboratório de Modelos da Universidade, que tem algumas máquinas de costura, e convidar alunos do curso de Design para pensarem, a partir da perspectiva de Projeto de Produto, em soluções rápidas e eficientes para desenvolver um modelo e confeccioná-lo. A atividade então seria um pouco mais restrita em quem tivesse a habilidade da costura”, afirmou a professora do Curso de Design do Campus VI da Uepa, Maria Gabriella Vilhena.
O projeto conta com a participação de sete pessoas, entre discentes, voluntários, professora e coordenador do Campus, além da parceria da professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Saly Takeshita, e da Secretaria de Assistência Social do município de Paragominas, que doou o material para a
confecção.
As máscaras são em tecido tricoline com o forro de TNT e serão distribuídas em pares. A ação segue a recomendação do Ministério da Saúde, sobre máscaras não descartáveis, com o intuito de facilitar a higienização obrigatória após o uso para que as pessoas que receberem a doação tenham uma máscara reserva para utilizar, além de suprir o possível desabastecimento deste Equipamento de Proteção Individual (EPI).
“Em primeiro lugar é gratificante ajudar a quem precisa. Apesar de estagiar durante o dia, ter filho para cuidar e as ocupações do dia a dia, estou fazendo a produção na parte da noite. E o legal de tudo isso é que cada máscara é feita com amor, pois eu sei que a minha contribuição pode ajudar quem realmente precisa”, comentou a discente do 4º semestre do curso de Design do Campus VI da Uepa, Ivanilda Noronha.
A produção ocorreu no Laboratório de Modelos (Labmodel) do Campus VI, além de na casa de discentes e colaboradores que já possuem máquina de costura. A Universidade disponibilizou máquinas para aqueles que não possuíam, além de também oferecer kits higiênicos com álcool 70% líquido e em gel.
A ideia da ação solidária, além de somar ao processo de aprendizagem do discente como uma extensão, também, tem um caráter social no ato da doação do equipamento de proteção individual para quem está na linha de frente no combate à pandemia, como enfermeiros, agentes de saúde, policiais civis, médicos e outros profissionais, além de atender pessoas em situação de vulnerabilidade. "Para mim, está sendo uma grande experiência participar deste projeto, isso porque, como discente, é gratificante contribuir de alguma forma na produção dessas máscaras", ponderou a discente do 6º semestre do curso de Design da Uepa em Paragominas, Camila Vidal.
“O projeto tem uma importância fundamental para a cidade de Paragominas, pois sabemos que nossa principal arma contra a disseminação do vírus é a proteção, sendo assim a Uepa em parceria com a comunidade paragominense vem trabalhando para organizar ações que possam auxiliar no combate a transmissão do coronovírus”, disse o coordenador do Campus VI da Uepa em Paragominas, professor Nelivelton Gomes.
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Campus VI da Uepa