O Campus XIX da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), sediará no dia 17 de novembro, a partir das 8h, a 2ª Feira de Ciências do Município de Salvaterra (FeCMSal). O intuito do evento é impulsionar a implementação de feiras de ciências nas escolas da Educação Básica na localidade. Serão apresentados os trabalhos elaborados e desenvolvidos por alunos e professores do Ensino Fundamental, Médio ou Médio Técnico e demais públicos interessados de outros municípios.
“O impacto dessa ação é esperar um aluno mais motivado e observador que vai registrar os mínimos detalhes dos fatos e vai procurar interpretá-los, explicá-los. Muitas das vezes esses alunos vão precisar realizar uma experimentação para poder elaborar suas conclusões. A partir disto que surgem os cientistas e pesquisadores para resolverem os problemas reais da nossa comunidade marajoara” afirmou Ronilson Freitas de Souza, coordenador do evento e professor da Universidade.
A programação vai contar com 44 exposições de trabalhos de alunos da Educação Básica, além de exposições de convidados da Uepa, como a Materioteca do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (Prof. Dra. Nubia Suely Silva Santos); Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência e Tecnologia de Alimentos no Marajó (Prof. Dra. Carmelita de Fátima Amaral Ribeiro); Laboratório de Monitoramento e Conservação Ambiental da Uepa (Prof. Dra. Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins); Centro de Ciências e Planetário do Pará-Uepa (Prof. Dra. Sinaida Maria Vasconcelos) e Espaço da Criança, realizado pela Turma de Pedagogia 2015 do Campus.
Os interessados podem visitar a feira gratuitamente no horário de 8h às 17h30, nas instalações do Campus de Salvaterra. Mais informações no link: https://fecmsal.wixsite.com/fecmsal2017/evento
Texto: Rachel Oliveira