Campus de Salvaterra recebe microônibus

Enviado por Marilia Jardim em Qui, 19/08/2021 - 21:40
O reitor e a vice-reitora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clay Chagas e Ilma Pastana, foram recebidos com uma calorosa acolhida no Campus XIX da instituição, em Salvaterra, na manhã desta quinta-feira, 19. A visita foi realizada para a entrega de um microônibus que, após passar por revisão, ficará à disposição das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos professores e alunos da Universidade no município do Marajó.

A coordenadora do campus, professora Carmelita Ribeiro, destacou as ações que serão desenvolvidas com o deslocamento de alunos por meio do veículo. "Nós temos o Estágio Supervisionado I em Ambientes Não Formais, que precisa levar os alunos às comunidades. Nós temos o projeto Ciência Itinerante, a Feira de Ciências, a Brinquedoteca Itinerante, que tem muito pedido das escolas dos municípios, como o da Prefeitura de Soure".

Ela também destacou que, com o curso de História, os alunos precisam se deslocar às comunidades para resgatar e manter os conteúdos dos quilombolas. O deslocamento dos alunos na participação nos jogos universitários e eventos realizados em parcerias com as prefeituras locais e órgãos governamentais também vai ficar mais fácil e confortável. "Vai ser muito valioso para nós e eu tenho certeza de que a gente vai produzir muito mais e fazer valer esse presente'', concluiu a professora.

Yasmin Lopes, egressa do curso de Tecnologia de Alimentos do campus, representou os alunos durante o evento e disse estar "feliz pelos avanços que a Uepa está fazendo". A professora Ilma destacou que o veículo vai beneficiar o trabalho dos alunos e incentivou a permanência dos estudantes na instituição. "Precisamos fazer com que o nosso estudante entre na universidade. Mais que isso, precisamos que ele permaneça e que ele saia com a qualidade que o município precisa". O professor Clay destacou que é preciso avançar nas ações de ensino, pesquisa, saúde e extensão e reiterou a importância do trabalho em conjunto da Reitoria com os campi para que a instituição possa atuar em prol dos moradores locais. "Precisamos entregar para a sociedade o investimento que é feito para a gente, enquanto instituição".

Após o evento, a professora Carmelita, que assumiu recentemente a coordenação da Uepa em Salvaterra, reuniu-se com o reitor, vice-reitora e com o coordenador administrativo do campus para alinhar as estratégias, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no campus. Também foi realizada uma visita aos laboratórios, biblioteca e salas de aulas. O campus de Salvaterra oferta os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia e Química, Tecnologia de Alimentos, História e vem denvolvendo as atividades desde 2005.

Texto e foto: Marília Jardim (Ascom Uepa)