A coordenação do Campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Tucuruí, promoveu na sala de videoconferência nesta terça-feira, 18 de fevereiro, uma reunião com a presença de representantes da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), na figura da diretora geral, a enfermeira Valdenize da Cunha Farias; do coordenador adjunto de Enfermagem da Uepa, Júnior Veloso, e equipes de médicos e enfermeiros do Hospital Regional de Tucuruí.
O objetivo da reunião foi traçar um plano de ação para possíveis casos de pacientes sintomáticos que apresentem características de doenças respiratórias suspeitas de infecção vinculada ao coronavírus, bem como casos de sarampo e influenza H1N1 que forem registrados na região.
“Para que não haja a ocorrência de uma epidemia do coronavírus no Brasil e, consequentemente, no Estado do Pará é de suma importância abrir o debate e instruir as comunidades com relação a educação em saúde e os cuidados fundamentais para o controle e combate do vírus”, afirmou o coordenador do Campus XIII da Uepa, Higson Coelho.
Entre as estratégias definidas estão a realização de atividades educativas com os pacientes e acompanhantes por meio de uma formação inicial sobre o coronavírus, assim como, também o Hospital Regional de Tucuruí adquirirá os equipamentos de proteção individuais específicos para a doença, além de disponibilizar leitos para os casos suspeitos de infecção, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.
“Acho de extrema importância instruir a população com relação ao esclarecimento e possíveis cuidados de saúde, considerando que o vírus circula no ambiente por oito dias, pois mesmo sem sintomas uma pessoa pode estar transmitindo o vírus. Portanto é necessário atuações de prevenção”, comentou o diretor de Enfermagem do Hospital Regional de Tucuruí e coordenador adjunto do curso de Enfermagem do Campus XIII, Júnior Veloso
Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Coordenação do Campus XIII da Uepa