Campus III recebe ação do curso de Enfermagem

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 29/05/2015 - 00:00

Com o tema “Envelhecer Saudável”, o segundo dia de atividades integradas abordou o preparo físico, os cuidados com a alimentação e o uso da dança como terapia para o idoso

Mobilidade muscular, importância da ingestão de água e uso da dança como terapia foram os destaques do segundo dia de atividades da ação Envelhecer Saudável promovida pelo curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A ação ocorreu no Campus III da Universidade na manhã da última quinta-feira (28).

Com jogos, entre eles, dama, dominó e quebra cabeça, o grupo da 3ª idade pôde estimular as funções do cérebro, a exemplo da memória. O estudante do 1º semestre do curso de Enfermagem, Matheus Ataíde, explica que além dos medicamentos para doenças neurológicas como mal de Parkinson e Alzheimer, “o convívio é muito importante, pois esses jogos vão estimulando áreas do cérebro como tratamento importante para prevenção dessas doenças”.

Para os cuidados com a alimentação, os idosos receberam orientações sobre a importância da ingestão da água para manter a hidratação do corpo e evitar doenças. A estudante, Bruna Sabino, ressalta que “a sensação de sede é perdida durante o envelhecer, então, a gente busca fazer essa relação da hidratação com a sede, que muitas vezes pode não refletir o que o corpo está precisando”.

Usando a dança como terapia, a melhor idade pôde estimular o convívio social e a parceria com atividades em conjunto tendo como objetivo principal combater a depressão. “A dança me fez lembrar uma época que mexe com a gente. Também me trouxe uma lembrança das crianças do grupo de oncologia do Ophir Loyola”, conta o aposentado Aurélio Câmara, de 67 anos, que atuou em alguns trabalhos dentro do Hospital Ophir Loyola.

O envelhecer saudável

As ações do curso de Enfermagem ocorreram também na Casa do Pão da Igreja dos Capuchinhos. A atuação dos alunos do primeiro semestre também foi fundamental para o desenvolvimento das atividades. “O objetivo maior dessas ações é a aprendizagem. Eles se envolvem, fazem os materiais e organizam os espaços”, explica a professora do curso e coordenadora das ações, Kátia Bezerra. Todos os materiais lúdicos foram doados para a Casa do Pão e para o campus III.

Texto: Igor Augusto Pereira
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa