O Campus VIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa),em Marabá, realizou ontem, 9, a reunião de instalação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEPMarabá). O encontro foi conduzido pela coordenadora do Campus, a professora Danielle Monteiro e contou com a presença de 11 membros. A pauta central foi a eleição para a coordenação e vice coordenação do CEPMarabá, sendo eleitas como coordenadora a professora Daniela Leite e vice coordenadora a professora Maíra Turiel.
O CEPMarabá é composto por sete membros titulares internos e um membro titular externo, este representando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Obrigatoriamente, sua constituição deve incluir a participação de profissionais da área de Ciências Biológicas e da Saúde, das Ciências Exatas e Tecnologia, Ciências Sociais Aplicadas e Humanas, devendo pelo menos a metade ser constituída por pesquisadores, conforme Resolução N° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde.
O Comitê de Ética em Pesquisa é uma instância colegiada interdisciplinar autônoma, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, tem por finalidade defender os interesses dos participantes da pesquisa (seres humanos) em sua integridade e dignidade e contribuir para seu desenvolvimento em conformidade com os padrões éticos.
A reunião de instalação foi o primeiro passo para o funcionamento do comitê, sendo este pioneiro em Marabá, surgido de uma demanda da comunidade acadêmica local. "O CEPMarabá buscará contribuir com a revisão dos protocolos de pesquisa envolvendo seres humanos e cabe a ele a responsabilidade primária pelas decisões sobre a ética da pesquisa a ser desenvolvida na instituição, para garantir e resguardar a integridade e os direitos dos voluntários participantes nas referidas pesquisas", afirmou a coordenadora do campus.
Texto: Ascom/Uepa Marabá
Foto: Divulgação