Campus X discute ensino, pesquisa e extensão na XV Semana Acadêmica

Enviado por Guaciara Freitas em Ter, 21/06/2022 - 13:18

Em clima junino e com a participação ativa dos alunos veteranos, o Campus X da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Igarapé-Açu, iniciou nesta segunda-feira, 20, a XV Semana Acadêmica, com o tema Os desafios no Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade Pública. A programação inclui palestras, mesas de debate, oficinas, comunicação oral e apresentação de relato de experiência.

A equipe organizadora do evento afirmou que o objetivo da Semana é favorecer a troca de conhecimentos por meio da socialização, “e desse modo, mostrar como a extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico, que articulado com a pesquisa, o ensino e a extensão de forma indissociável, viabiliza uma relação transformadora entre a universidade e sociedade”. As coordenadoras pedagógicas, Claudene Cruz e Denise Sena, ressaltaram a importância de proporcionar o entendimento sobre o ensino para além da sala de aula e dos muros da instituição.

A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, professor Aldecy de Oliveira Júnior; do coordenador do campus, Rodrigo Oliveira; do  coordenador de Pós-Graduação da Uepa, Willame Ribeiro; da professora Maria do Socorro Castro Hage e do reitor Clay Chagas. Na ocasião, o secretário enfatizou a importância de se ter “o olhar aberto para a ciência”. Já o coordenador Rodrigo afirmou que o “Campus X é pequeno, mas é forte”.

Ao enfatizar a história de lutas e conquistas da Uepa em Igarapé-Açu, o professor Clay Chagas lembrou que há uma atuação expressiva dos movimentos sociais no campus X e reconheceu que em todas as ocasiões em que está presente no campus, encontra sempre os mesmos professores. Nesse sentido, acentuou a necessidade de se manter ativa uma dinâmica de convivência no campus, principalmente após uma pandemia que forçou o isolamento social e gerou, inclusive, consequências à saúde mental. “Se fosse só para fazer ensino, a gente continuava sendo faculdade e há quase 30 anos nós escolhemos ser uma universidade, que faz pesquisa e extensão. Dentro da universidade se faz ciência cotidianamente e continuamente”.

A oportunidade de aprendizado com os encontros e trocas no convívio entre os universitários, entre eles e os professores e técnicos da instituição também foi referida na fala da professora Maria do Socorro. “Nós somos os sobreviventes, que resistiram, não só à pandemia, mas a várias outras coisas. E é muito importante que as pessoas estejam presentes em momentos como este, porque a universidade não é feita só de sala de aula. Até a conversa que a gente tem no corredor, faz parte da nossa vivência de universidade", disse a professora.

Mística

Um dos reflexos dessa convivência no ambiente universitário foi expresso na abertura da XV Semana Acadêmica do campus com a apresentação de uma mística encenada pela turma 2021 do curso de Pedagogia. Durante a apresentação, os alunos expuseram várias situações que faziam alusão à diversidade e à pluralidade que devem ter espaço dentro da universidade.

Williane Monteiro, ensaiou com alguns colegas na Uepa e algumas vezes foi até as casas dos colegas, porque em alguns casos, as pessoas que trabalhavam não podiam estar presentes nos horários do ensaio. “No começo todo mundo estava meio apreensivo, porque nós começamos o curso em 2021, ainda tudo on-line. Foi só em janeiro que a gente começou a conviver. Mas, a Claudene pediu para nós fazermos a mística, porque ela percebeu que na sala de aula nós somos muito espontâneos e a professora Ana Cláudia Pereira, deu várias ideias, orientou sobre como poderíamos construir a mística”, afirmou.

Professor Rodrigo Oliveira apresentou uma espécie de diagnóstico segundo o qual, a Uepa em Igarapé Açu tem alunos de 18 municípios que são atendidos pelo campus. “Nós sabemos que a realidade aqui é peculiar e que nem todos os alunos podem estar presentes porque a maioria dos estudantes trabalham”. Ainda assim, a comissão organizadora contou com apoio de estudantes dos cursos de graduação em Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais e Matemática de diversas turmas.

Texto e fotos: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)