Ao longo de 2022, a Universidade do Estado do Pará realizou várias ações voltadas à capacitação e à valorização dos servidores da instituição. Com a chegada das comemorações de fim de ano, a Uepa continua a promover iniciativas nessa direção por meio de unidades como a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe), vinculada à Diretoria de Gestão de Pessoas, responsável pela organização da Feira do Servidor Empreendedor, que chega à segunda edição nos dias 20 e 21. A Feira é voltada para os técnicos, docentes e colaboradores, que poderão expor e vender produtos diversos, feitos por eles mesmos ou não.
A II Feira do Servidor Empreendedor, montada no pátio da reitoria, tem como objetivo incentivar os colaboradores a compartilharem seus talentos, por meio da comercialização de produtos artesanais. Para Everton Malcher, da Codepe, além do interesse crescente dos servidores por participarem da Feira, também é significativo o envolvimento dos servidores com outras atividades. “O número de participantes interessados nas programações de qualidade de vida tem aumentado, transformando o ambiente de trabalho para melhor e fazendo com que os profissionais sintam prazer em desempenhar as suas funções”, afirma Everton.
No Núcleo de Apoio ao Servidor (NAS), atividades de acompanhamento psicológico aos profissionais são pontos-chave. Durante todo o ano, o NAS aderiu a diversas campanhas de conscientização, buscando inclusão e assistência aos servidores da Uepa. De acordo com a psicóloga Maria de Nazaré Gonçalves, responsável pelo Serviço de Psicologia do NAS, “as ações são estratégias utilizadas para promover saúde, prevenir adoecimento, reestabelecer a qualidade de vida e o bem-estar dos servidores. O maior exemplo do que o NAS está realizando neste sentindo são as campanhas dos meses coloridos, que têm o propósito de chamar a atenção dos servidores sobre a prevenção de doenças e promover a conscientização, para procurarem ajuda profissional com mais antecedência e frequência". Na avaliação da psicóloga, as ações têm dado bom resultado, porque fortalecem as responsabilidades e a performance dos servidores.
Núcleo de Controle Interno - Balanço de Capacitação
Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o Núcleo de Controle Interno (NCI) promoveu uma exposição temática sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos, que promoverá uma mudança significativa no cenário das licitações e contratos no âmbito da administração pública.
Com o tema A Nova Lei de Licitações e Contratos: Um Desafio para a Administração Pública, a ação reuniu 40 servidores da Uepa, buscando evidenciar os desafios a serem enfrentados pelos gestores públicos a partir de maio de 2023, quando a Lei se tornará obrigatória para todas as esferas, que pretenderem contratar bens e serviços.
De acordo com o coordenador do Núcleo de Controle Interno (NCI) da Uepa, Antônio de Oliveira Júnior, “demonstramos a importância fundamental da alta administração do órgão na governança das compras públicas, investindo na capacitação através de treinamentos e aperfeiçoamento, visando garantir aos colaboradores segurança durante a sua operacionalização, com o propósito de alcançar a contratação mais vantajosa para a administração”.
Para o economista Wendell da Costa Magalhães, pregoeiro da instituição, integrante da Comissão Permanente de Licitação (CPL), foi essencial tomar conhecimento de todas as informações repassadas durante o curso, para deixar todos os servidores atentos para as mudanças que foram implementadas desde que a Lei 14.133 foi sancionada em 1º de abril de 2021. Na avaliação do economista, a chamada Nova Lei de Licitações reflete os avanços tecnológicos e as mudanças no cenário nacional. "No curso, nós vimos que uma das principais mudanças se refere ao planejamento, que passa a ser mais cobrado, com a elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP), que deve ser feito por todos os setores demandantes dos bens e serviços comuns, que são feitos por meio de pregão eletrônico", detalha o economista.
Programação da Semana de Encerramento na Reitoria
Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Foto: Laís Teixeira (Arquivo Ascom Uepa)