Capes realiza treinamento para acesso a artigos científicos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 08/04/2015 - 00:00
Pelo Portal de Periódicos da Capes, artigos, livros, revistas e diversificados conteúdos científicos estão disponíveis online. Capacitação mostrará como ter acesso a conteúdo gratuito. Programação é aberta a professores e alunos de dentro e fora da Universidade.

*Atualizado em 11 de maio, às 11h54

Uma equipe da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizará nos dias 12 e 13 de maio, 9h as 18h, no auditório da biblioteca Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), um treinamento sobre a base de dados Scopus e ScienceDirect do Portal de Periódicos da Capes. Nelas estão armazenadas centenas de literaturas científicas disponíveis a professores e alunos da Universidade.

A capacitação multidisciplinar é gratuita e aberta à comunidade acadêmica e externa. A partir do acesso online, o objetivo é promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação no Brasil de forma democrática.

A diretora da Biblioteca Central, Rita de Cassia Viana, comenta sobre a parceria da Capes com a Universidade. ‘’A Scopus e ScinceDirect são bases de dados das diversas áreas do conhecimento e fazem parte da assinatura que a Uepa disponibiliza através do Portal da Capes. Alunos e professores da Universidade tem acesso a essas duas plataformas ’’.

O diretor de Desenvolvimento a Pós-Graduação, Regis Bruni, enfatiza a importância de participar e saber como alcançar os vastos conteúdos científicos. ‘’Não se constrói conhecimento sem ter acesso ao que foi previamente produzido. Quando se vai fazer um trabalho cientifico, tem que se basear nas discussões. No portal Capes tem milhares de revistas disponíveis do mundo inteiro e de todas as áreas da oncologia, engenharia, medicina, ciências ambientais’’, diz.

CCBS

O treinamento que seria realizado no dia 6 de maio, na Unidade de Ensino Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) foi cancelado e ainda não tem uma data definida.

Serviço:

12 e 13/ 05 - de 9h as 18h, no auditório da biblioteca Paulo Freire, no CCSE, na Tv. Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.

Texto: Renata Paes, com colaboração de Igor Augusto