Cartilha orienta sobre saúde mental na pandemia

Enviado por Daniel Leite em Qui, 30/04/2020 - 13:55

 

O contexto da pandemia mundial do novo coronavírus trouxe perigos e preocupações que antes não faziam parte do cotidiano das pessoas. Pensando nisso, discentes do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Tucuruí desenvolveram uma cartilha digital, com o tema Saúde Mental em Tempos de Pandemia: dicas e orientações para você preservar sua saúde mental. O material está disponível no site da Uepa.

Para acessar a cartilha clique aqui

A proposta surgiu em sala, durante a disciplina Enfermagem em Saúde Mental, antes da necessidade da suspensão das aulas presenciais, para o isolamento social durante a quarentena. A docente Amanda Ouriques propôs a produção de mídias visuais sobre a atual situação, combate e prevenção contra o coronavírus, a partir da relação entre educação e saúde.

“A Covid-19, por ser uma emergência na área de saúde, pode acarretar uma grande perturbação psicossocial. Com isso, as atividades de educação em saúde são importantes na prevenção de doenças e promoção de saúde. Esse produto surge em um meio acessível, com uma linguagem fácil, para ser repassadas informações necessárias sobre saúde mental”, afirmou a enfermeira especialista em Saúde Mental e professora da Uepa, Amanda Ouriques.

A cartilha digital segue recomendações da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) e é destinada a diversos públicos, entre eles, os que estão cumprindo a quarentena por meio do isolamento social, profissionais de saúde, líderes e gerentes de equipe profissional, pais de crianças, idosos e cuidadores.

“As orientações estão vinculadas a práticas que devem ser tomadas para que o impacto da Covid-19, na saúde mental, seja reduzido, portanto, dentre as recomendações, estão: evitar fake news, procurar informações somente de fontes confiáveis, manter contato virtual com pessoas que amam, criar uma nova rotina, se possível ficar em casa, evitar o pânico, priorizar projetos e dar vez a hobbies antes esquecidos, como a leitura, ouvir música ou até mesmo, crochê”, comentou o discente do 5º semestre do curso de Enfermagem da Uepa em Tucuruí e porta-voz da equipe de produção da cartilha digital, Herberth Silva.

O material produzido tem um apelo visual e apresenta ilustrações, dicas de aplicativos, sites e contatos de atendimentos psicológicos gratuitos, inclusive o oferecido pela Uepa. A cartilha seguiu as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e tem o objetivo de democratizar o acesso da produção acadêmica e repassar informações úteis para o controle da transmissão do vírus e diminuição da curva de contágio.

Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Nailana Thiely