Casa do Pão recebe ação do curso de Enfermagem

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 27/05/2015 - 00:00

Atividades lúdicas, oficinas e danças fizeram parte da programação promovida na casa de assistência a idosos da Igreja dos Capuchinhos.

 


Jogos, danças, oficinas de artesanato e orientações sobre alimentação saudável foram os destaques da ação do curso de Enfermagem promovida na manhã desta quarta-feira (27) na Casa do Pão da Igreja dos Capuchinhos, no bairro do Guamá em Belém. O objetivo é prevenir doenças da terceira idade, promover atividades educativas para a motricidade e a melhoria da qualidade de vida do idoso.

As ações ocorreram em vários espaços da Casa do Pão com temas diferentes. No artesanato, os idosos aprenderam a confeccionar porta objetos feitos com garrafas pet, estimulando a memória e a coordenação motora. No espaço da alimentação foram dadas orientações para o consumo de frutas e legumes além da fitoterapia, que é o uso correto de plantas e ervas medicinais comumente utilizadas pelos idosos, a exemplo do alho, babosa, boldo e pariri.

A dança ao ritmo de quadra junina e carimbó também fez parte da programação. Bambolês e bolas foram utilizados como auxílio para estimular os movimentos, a agilidade, coordenação motora e a rapidez nas ações. “Através dessas atividades a gente tem contato com as pessoas que vamos trabalhar no futuro”, diz o estudante do 1º semestre do curso de Enfermagem, Igor Souza, que pretende trabalhar com a 3ª idade.

Os jogos de xadrez, dama, dominó e os cadernos de caça palavras também fizeram o estímulo de memória do grupo da melhor idade. Todo o material usado nas atividades lúdicas foi doado para a Casa. “Foi muito bom! Quem dera se tivesse todo mês! Eu aprendi a memorizar, aprendi a ter mais atividades para deixar a gente ativa. Se a gente ficar todo tempo quieta vamos ficando para trás. Aqui encontro alegria, acho amor e paz”, diz a aposentada Neuza Oliveira, de 75 anos e que frequenta o espaço há 47 anos.

“Com essa ação, a gente passou para eles que o envelhecer é apenas uma fase da vida e não o final e que esse envelhecer pode ser saudável”, ressalta a professora do curso de Enfermagem e coordenadora da ação, Kátia Bezerra. Já a coordenadora da Casa do Pão, Cândida Viv, diz. “Foi uma maneira diferente para dar essa alegria que muitas vezes eles não têm em casa”.

As ações do curso de Enfermagem da Uepa continuam amanhã no Laboratório de Exercícios Resistidos (LERES) do campus III da Universidade, na avenida João Paulo II, nº 817, no bairro do Marco.

A Casa do Pão

A casa existe há mais de 60 anos e atualmente presta assistência a cerca de 400 idosos. Além da espiritualidade, a casa oferece serviços médicos como consultas, verificação de pressão, curativos e atendimento odontológico. Todo o trabalho é voluntário e depende de doações de roupas, alimentos, medicamentos, fraudas e outros materiais. A casa fica localizada ao lado da Igreja dos Capuchinhos, na travessa Castelo Branco, nº 1541, no bairro do Guamá. O contato telefônico é 3073 1525.

Texto: Igor Augusto
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa