CCBS divulga resultado da votação para coordenador e chefe de departamento

Enviado por Daniel Leite em Ter, 18/05/2021 - 20:56

O resultado das eleições do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realizadas de forma remota ao longo desta terça-feira, 18, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), apontou que o candidato à coordenação do Curso de Terapia Ocupacional, Lucivaldo Araújo (Chapa “Renova T.O.”), foi o mais votado com 51,8%. Já no Curso de Enfermagem, a candidata Margarete Bittencourt (Chapa “Ação e Transformação”), conquistou 84,6% dos votos válidos. O pleito também elegeu Lucieny Pontes, que assumirá a chefia do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH) do CCBS.

Pouco depois das 20h, na sala do Telessaúde, no CCBS, a Comissão Eleitoral deu início à apuração,que foi transmitida pelo canal da Uepa no YouTube, assim como o início das eleições, às 9h. Ainda pela manhã, a presidente da Comissão Eleitoral do CBBS e docente da Uepa, Fabíola Tenório, recebeu os integrantes da Comissão e fiscais das chapas para emitir as zerésimas antes de abrir a votação para comunidade acadêmica da Universidade.

Os recursos ao resultado da votação serão recebidos até o dia 21 de maio pelo e-mail da Comissão (ceccbs@uepa.br). O resultado final, após homologação pelo Conselho de Centro, será divulgado no próximo dia 24.

Demais cursos e Departamentos do CCBS

As coordenações dos cursos de Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, e Educação Física terão novos gestores neste ano, porém somente os cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional tiveram mais de uma chapa inscrita nas eleições.

As chefias dos Departamentos Acadêmicos de Ginástica, Arte Corporal e Recreação – (DGAC); de Enfermagem Comunitária (DENC); de Enfermagem Hospitalar (DENH); de Morfologia e Ciências Fisiológicas (DMCF); de Patologia (DPAT); de Saúde Comunitária (DSCM); de Saúde Especializada (DSES); de Saúde Integrada (DSIN); de Terapia Ocupacional (DETO); ;e de Desportos (DEDES) também estão no pleito das eleições do CBBS. Entretanto, somente o DCMH teve mais de um candidato inscrito.

Segundo Comissão Eleitoral, este pleito abrangeu onze departamentos acadêmicos e seis cursos. “Do total de Departamentos Acadêmicos, tivemos dois sem candidatos inscritos, oito com apenas um candidato inscrito e eleito por aclamação pelo Conselho de Centro (Concen) e apenas o DCMH com dois candidatos que concorreram no dia de hoje a uma vaga. Já para a coordenação de curso de graduação, apenas os cursos de Terapia ocupacional e Enfermagem tiveram dois candidatos inscritos cada um. Os demais tiveram apenas um candidato inscrito, exceto Saúde Coletiva que não fazia parte do pleito, e estes também foram eleitos por aclamação”, comentou Fabíola Tenório.

A gestão dos candidatos eleitos será de dois anos, equivalente ao biênio 2021-2023, porém com permissão para recondução de mesmo período.

Eleições remotas

Este ano as eleições para os cargos majoritários da Uepa foram realizadas de forma on-line e remota. O pleito do CCBS seguiu o novo formato ao fazer uso da plataforma do SIGAA. Para auxiliar a comunidade acadêmica no processo de votação, vídeos explicativos sobre como funciona o Sistema para efetuar o voto, seja com cadastro ou sem cadastro, foram disponibilizados no canal da Uepa no YouTube.

Nesta eleição estiveram aptos a votar os docentes e técnicos efetivos e discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação que estavam com nome presente na lista de eleitores e, também, haviam realizado o cadastro. De acordo com a Diretoria de Serviço de Processamento de Dados (DSPD), o total de pessoas aptas para votar no pleito do CCBS é 1.029 entre docentes, técnicos efetivos e discentes. Deste quantitativo, 815 foram referentes ao certame do Curso de Enfermagem, 167 alusivo ao pleito da graduação em Terapia Ocupacional e, por fim, 47 eleitores aptos a votar na disputa do cargo de chefia do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DCMH).

Para a presidente da Comissão Eleitoral, professora Fabíola Tenório, as eleições on-line e remotas são o prelúdio da inovação que acompanhará a instituição no futuro. “É uma nova etapa sem volta. A tecnologia usada de maneira correta, útil e com propósito produtivo facilita a vida das pessoas, mas na nossa realidade precisamos fazer muito para reduzir as dificuldades de acesso nos diferentes campi para propiciar uma presença massiva nas eleições futuras usando a votação on-line”, comentou.

Texto/fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)