O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), vai implantar a partir desta quarta-feira, 19, um Centro de Testagem de Covid-19 exclusivo para os servidores públicos estaduais. Os testes serão feitos no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Campus II da Universidade, em Belém, com funcionamento das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Serão oferecidos 200 Testes Rápidos de Antígenos por dia. Para ter acesso é preciso que o servidor apresente contracheque e documento de identificação com foto para cadastro no sistema. A sala de testagem estará montada no Bloco A do Campus II, no bairro do Marco.
Durante a pandemia, o Campus da Almirante já abriu as portas para a vacinação e agora, para os testes. Para o diretor do CCBS, Emanuel Sousa, a parceria com a Sespa na testagem do servidores públicos estaduais é significativa para a comunidade paraense. “Assim como na campanha de vacinação nós demos apoio com espaço e com voluntários, agora nesse momento iremos atuar junto à Sespa novamente. Porém agora com a testagem dos servidores públicos estaduais, pois é muito importante realizar esse levantamento de dados sobre a contaminação para que o estado possa adotar estratégias para que os serviços não parem”, comentou.
Locais de testagem
Além do CCBS, o Governo abriu outros postos para a testagem da população de Belém e Ananindeua. Na capital, o público deverá buscar a testagem no Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), com 500 testes disponíveis de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h, e na Usina da Paz, no bairro da Cabanagem, com 150 testes disponíveis ao dia, também de segunda a sexta-feira, só que de 9h às 15h. Já em Ananindeua, outros 150 testes diários contra a Covid-19 estarão disponíveis à população na Usina da Paz do Icuí Guajará, de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
Poderá procurar o local quem tiver com sintomas de síndromes gripais ou quem teve contato com pessoas infectadas ou suspeitas de Covid-19 nos últimos 15 dias. Caso seja positivo para Covid-19 no teste de antígeno, cujo resultado é informado na hora, a equipe de Vigilância Epidemiológica do município será acionada pela Sespa, para que sejam providenciadas ações de investigação, com o monitoramento do paciente e dos seus contatos. Dessa forma, o paciente será submetido à nova coleta de Swab para realização do RT-PCR, que permite o sequenciamento genético para pesquisa de novas variantes.
O secretário de Saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, explica que, além desses locais, a Sespa prossegue oferecendo o ponto fixo de testagem no Aeroporto Internacional de Belém, onde já foram realizados mais de 10 mil testes desde sua implantação em 21 de julho do ano passado. “A pandemia não acabou e é muito importante que possamos intensificar as ações para a coleta de exames para Covid-19, pois podemos observar a rápida mutação do vírus”, declarou.
O Teste Rápido de Antígeno é um exame para detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção. O método de testagem consiste na coleta de secreções do nariz, permitindo detectar o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade. Não é necessária solicitação médica para a realização do exame.
CENTRO DE TESTAGEM DE COVID-19
Local: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Bloco A do Campus II da Uepa
Endereço: Tv. Perebebuí, 2623 - Marco, Belém - PA, 66087-662
Horário: 9h às 16h
Requisito para o teste: apresentar contracheque e documento de identificação com foto (carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho).
Texto: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa) e Mozart Lira (Ascom Sespa)
Foto: Marcelo Seabra (Agência Pará)