CCBS finaliza Semana de Planejamento e Formação Docente

Enviado por Monique Hadad em Seg, 03/10/2022 - 16:35

 

Com o tema Saúde Mental e Inclusão no Ensino Superior, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na segunda-feira,3, o encerramento da Semana de Planejamento e Formação Docente 2022.2, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O evento ocorreu no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) e contou com a presença de professores e alunos da Uepa. 

 

Participaram da abertura do evento a vice-reitora da Universidade, Ilma Pastana, o diretor e a vice-diretora do CCBS, Emanuel Sousa e Simone Beverly, além da responsável pela Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (Caop), Patrícia Begot. Na programação foi realizada a mesa redonda Saúde Mental no Ensino Superior: Desafios e Perspectivas para a Prática Docente, com a participação das professoras Patrícia Neder (Uepa), Patrícia do Espírito Santo, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Larissa Rosa, do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), e sob a mediação de Adrianny Silva (Uepa).

 

Segundo Ilma Pastana, o planejamento docente do CCBS é essencial para traçar os projetos do novo semestre letivo. Uma semana antes do início das aulas, os oito cursos pertencentes ao Centro se organizaram inesse sentido. “O planejamento docente no CCBS, assim como em toda a universidade, é muito forte. No CCBS, todos os cursos trabalham com metodologias ativas. Então, cada disciplina, também chamada de componente curricular, reúne os professores e a representação estudantil, para desenhar como será o semestre. E no presente evento ocorre o encerramento, que aborda essa temática da saúde mental e inclusão, porque a pandemia nos trouxe um adoecimento muito grande”, afirmou a professora. 

 

Os desafios vivenciados na pós-pandemia de Covid-19 também foram mencionados por Patrícia Begot: “estamos propondo essa discussão para subsidiar o trabalho dos professores. A temática foi pensada para dar esse suporte, para que os professores reconheçam alunos com maior dificuldade, e assim tenham essa sensibilização com eles, dando um olhar diferenciado, conversando e tendo uma empatia maior”, destacou. 

 

Simone Beverly ressaltou que o adoecimento mental é uma das consequências da pandemia, por isso foi necessário focalizar o assunto. “Nós nos preocupamos, enquanto universidade, em trabalhar essa temática, para que seja possível reconhecer problemas, causas e evitar consequências futuras. A saúde mental é o tema da atualidade e precisamos oferecer um apoio psicológico neste momento de crise”, afirmou. Na avaliação dela, reunir todos os cursos do CCBS no evento reforça a união entre eles. “O centro só avança, só cresce se estivermos unidos, programados e fortalecidos. Então, trabalhar esse tema de uma forma integrada traz benefícios para todos os cursos e, consequentemente, para o centro e para a universidade”, concluiu.

 

Texto: Monique Hadad (Ascom Uepa)
Fotos: Laís Teixeira (Ascom Uepa)