CCBS lança e-book sobre os teleatendimentos na pandemia

Enviado por Daniel Leite em Sex, 28/05/2021 - 17:18

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou nesta sexta-feira, 28, o e-book Ações de Teleatendimento Covid-19 CCBS-Uepa, que aborda a ação de teleatendimento realizada entre os meses de maio a agosto de 2020. O livro digital é organizado pela diretora do CCBS, Vera Palácios, e conta com relatos de 68 profissionais da área da saúde, sendo 13 psicólogos e 55 médicos, sobre a atuação no projeto de extensão que atendeu por meio de ligação telefônica, pacientes com a suspeita de infecção pela Covid-19.

serviço foi realizado em formato de aconselhamento médico, sem prescrição de receitas, no momento em que a pandemia e o isolamento social trouxeram um novo cenário para os atendimentos, em função das medidas restritivas em relação à movimentação de pessoas pelas ruas ou aglomeração em espaços fechados, a exemplo dos consultórios.

"Convidamos os colegas psicólogos, para ajudarem quanto à saúde mental das pessoas, necessidade constatada pelo quantitativo de atendimentos, que aceitaram de pronto. Montamos uma escala diária e assim começamos, e durou 5 meses. Logo em seguida, prosseguimos com a chamada dos colegas médicos, que dispuseram também de seus tempos e contribuíram. Precisamos deixar registrado. Isso será histórico", explicou a professora Vera.

Encerramento da Gestão

O lançamento do e-book também marcou o encerramento da gestão da professora Vera Palácios à frente do CCBS, nos últimos cinco anos. Entre os destaques da gestão estão a criação do Restaurante Universitário, implementação do Centro Especializado de Reabilitação (CER) III, a criação dos cursos de Saúde Coletiva e Fonoaudiologia na capital do Estado, além dos cursos de Enfermagem em Altamira e Fisioterapia em Tucuruí, assim como, também, a consolidação dos atendimentos especializados para a comunidade paraense por meio do Serviço de Dermatologia, da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto) e do Centro Saúde Escola (CSE), além do uso do segundo andar da Policlínica para aulas de habilidades práticas. Na pós-graduação, o Centro se destacou na oferta de turmas do Doutorado em Biologia Parasitária e do Mestrado de Cirurgia Experimental.

“Meu trabalho como diretora foi pensar na melhor qualidade de trabalho e de aula para nossos docentes e discentes, respectivamente. Acredito que tudo que eu pensei e desenvolvi foi fruto desse pensamento, então hoje é o momento de olharmos para trás com orgulho de tudo que realizamos desde o primeiro dia até agora com a última ação com esse evento por onde lanço o e-book que organizei após um trabalho de extensão de grande relevância e executado coletivamente”, afirmou.

Presente à programação, o reitor da Uepa, Rubens Cardoso, falou sobre a relevância social e ciêntífica do CCBS para o povo paraense. "Esse Centro que abarca os cursos da área da saúde é um espaço muito importante para a consolidação das políticas de atendimento especilizado e apoio em saúde como podemos ver no Centro Saúde Escola ou na Ueafto, além da Dermatologia, por causa disso é uma missão grande gerir esse espaço e nós devemos parabenizar a Prof. Vera Palácios pela missão cumprida durante sua gestão", disse.

Em agradecimento às equipes de trabalho e aos departamentos administrativos do CCBS houve a entrega de 70 portarias de elogio. Para a servidora pública Ângela Maria da Costa da Assessoria de Planejamento (Asplan), que recebeu a portaria de homenagem, o fim da gestão da professora Vera Palácios é marcada por um trabalho em prol da comunidade acadêmica. "Nesses quase cinco anos trabalhamos juntos pra melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos alunos e ao público externo que usufrui dos atendimentos que temos e a professora Vera sempre esteve ao nosso lado construindo tudo isso que temos hoje como o RU e outros", comentou.

O evento ainda contou com a inauguração da estante de troféus da Atlética Búfalos da Medicina, como um marco em homenagem a todas as conquistas dos alunos a nível regional e nacional, e a apresentação da nova guarita do CCBS, para entrada e estacionamento de carros de docentes, discentes e servidores do Centro. Ao final, a Atlética fez uma apresentação percussiva.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)