CCBS realiza debates virtuais para os cursos de Terapia Ocupacional e Enfermagem

Enviado por Daniel Leite em Qui, 29/04/2021 - 09:46

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) está em processo eleitoral e na última terça e quarta-feira, 27 e 28, realizou, pela primeira vez, debates virtuais entre os candidatos às coordenações de curso que tiveram mais de uma chapa inscrita: Terapia Ocupacional e Enfermagem. Os debates foram transmitidos pelo canal da Uepa no YouTube, mediados pela professora Renata Oliveira, e tiveram apoio do Suporte de Processamento de Dados (SPD) do Campus II.

Segundo a presidenta da Comissão Eleitoral e docente da Uepa, Fabíola Tenório, a realização do debate virtual é um momento inédito para Uepa, pois é de extrema importância para o processo democrático.“Creio que houve democratização na participação dos eleitores na medida que permitiu o acesso a qualquer pessoa, sem a necessidade de deslocamento para o campus, além da possibilidade do eleitor ver ou rever a gravação do debate em outro momento, e de os debates terem sido marcados pelo foco nas propostas de trabalho e tendo sido pautado pelo respeito mútuo entre os candidatos, para com os eleitores e com a Instituição”, afirmou.

As coordenações dos cursos de Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, e Educação Física terão novos gestores neste ano, porém somente os cursos de Enfermagem e Terapia Ocupacional tiveram mais de uma chapa inscrita e, portanto, a realização do debate virtual. A gestão dos candidatos eleitos será de dois anos, equivalente ao biênio 2021-2023, porém com permissão para recondução de mesmo período.

Terapia Ocupacional

A coordenação do curso de Terapia Ocupacional recebeu duas inscrições de chapa para essas eleições que são a T.O Trabalhando Sempre e o Renova T.O, que são lideradas pela professora Meibia Martins e pelo professor Lucivaldo Araújo, respectivamente.

Para a professora Meibia, o processo democrático em nenhum momento foi prejudicado pela realização dos debates de forma on-line. “Considero o debate um momento ímpar para discutirmos proposta e o curso de Terapia Ocupacional foi um marco, considerando que pela primeira vez temos dois candidatos à Coordenação do curso, além de também ter a realização do debate on-line. Foi um momento respeitoso, democrático e acima de tudo ético”, disse

Segundo o professor Lucivaldo, candidato da chapa Renova T.O, as regras para o debate virtual foram estabelecidas previamente e a comunicação com a Comissão Eleitoral foi de fundamental importância para o sucesso desta iniciativa. “Foi um debate maduro, respeitoso, objetivo e reforçador das boas práticas democráticas que demarcam a nossa vivência acadêmica na Uepa e no curso de Terapia Ocupacional”, comentou.

Enfermagem

A coordenação do curso de Enfermagem recebeu duas inscrições de chapa. São elas: Ação e Transformação, representada pela professora Margarete Bittencourt e a Nova Configuração, à frente a professora Regina Cunha.

Segundo a professora Margarete, da chapa Ação e Transformação, o debate virtual se configura como uma opção para efetivação do processo democrático das eleições da Universidade. “Após a minha experiência, como coordenadora do Campus IV, pude realizar a minha missão como gestora do espaço e nesse decorrer diversas ações foram efetivadas, no âmbito acadêmico e da infraestrutura para oferecer o melhor para o nosso aluno que assiste o debate on-line e espera o melhor para o curso de Enfermagem”, afirmou.

Para professora Regina, da chapa Nova Configuração, o debate on-line foi um momento democrático muito importante para apresentação de propostas e compartilhamento de ideias. “Neste momento eu quero destacar o enfrentamento da realidade de todos os acadêmicos de Enfermagem, que todos estamos passando e, também, agradecer aos técnicos administrativos que estão trabalhando pela Instituição e aos docentes que vem superando desafios para assegurar uma formação de excelência”, ponderou

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)