CCSE celebra jubileu de prata com inaugurações e ações para a comunidade

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 12/12/2019 - 17:21

O Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebrou, na manhã do dia 13 de dezembro, seus 25 anos de existência. Durante o evento houve a inauguração da Galeria dos Diretores do Centro, ações sociais e entrega de diversas obras e revitalizações.

As comemorações iniciaram-se às 8h com a mesa oficial que contou com a presença dos professores Anderson Maia e João Paulo Passos — respectivamente, diretor e vice-diretor do CCSE. Estiveram também presentes na mesa Jorge Monteiro representante dos discentes; Deputado Galileu Moraes;  Leôncio Siqueira  pela Secretária de Educação; e Profª. Alba Raithy  em nome da gestão superior.

Após a mesa inicial, realizou-se a solenidade de inauguração da Galeria dos Diretores do CCSE. Além disso, durante a comemoração dos 25 anos, ocorreu o descerramento das placas do jubileu de prata e de homenagem aos técnicos do Centro. Em seguida, houve a entrega de diversas obras e revitalizações incluindo as novas salas do bloco VI para as pós-graduações; laboratório de Química Profª. Maria Dulcimar de Brito Silva (símbolo maior do curso de Química da Uepa); obra de ampliação do restaurante universitário; e segunda fase das passarelas que unem os blocos e almoxarifado do Campus I.

A comunidade pôde aproveitar diversos serviços ofertados por meio da ação social que teve apoio Pró-reitoria de Extensão (Proex). Entre os atendimentos realizados, por toda a extensão do Campus I, estavam clínica médica, ginecológica, avaliação uroginecológica, aferição de pressão arterial, vacinação e avaliação física. O Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) também esclareceu sobre saúde mental e ofertou cuidados relacionados à área de enfermagem como verificação de sinais vitais, teste rápido de glicemia, orientações sobre pressão alta e diabetes. E, ainda em alusão ao Dezembro Vermelho, realizou a distribuição de preservativos e cartilhas sobre Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

O serviço de psicologia do Nass esclareceu questões que envolvem adoecimento mental no trabalho e qualidade de vida neste ambiente. Pela tarde, houve, às 13h, a confraternização de final de ano dos servidores com sorteio de brindes. Durante os momentos de convívios entre os servidores, ocorreu a apresentação do Madrigal e da Banda da Uepa.

Também no período da tarde, grupos de pesquisa apresentaram trabalhos, exposições e oficinas para socializar com a comunidade o resultado de seu estudos. Toda a comunidade da Uepa foi convidada a participar dos espaços que compuseram o evento.

Criado em 1994 como parte da administração direta da Uepa, o CCSE é o maior entre os três Centros, tanto em número de alunos quanto de cursos e pós-graduações. É também o único presente nos 17 municípios onde a Uepa atua. Com vocação para a formação de professores, o Centro representa a área de Ciências Humanas na Instituição.

Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE (colaboração de Wesley Lima/Ascom CCSE)

Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa