CCSE promove webconferências públicas

Enviado por Wesley Lima em Qui, 09/04/2020 - 11:36
 
Após um mês de suspensão das aulas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do decreto nº 609/2020, alguns grupos e professores já organizam-se para, respeitando as medidas de prevenção contra o COVID-19, realizar conferências e programações para continuar a fomentar ciberneticamente o conhecimento e debate dentro da comunidade da Uepa e externa. 
 
Nesta primeira semana de abril, já aconteceram duas transmissões organizadas por docentes do Centro de Ciências Sociais e Educação e que procuraram abordar temáticas muito importantes nesse período  de distanciamento e isolamento social, como desinformação, importância de ponderação das informações recebidas, relações sociais, saúde mental, entre outras. 
 
Já há previsões para transmissões únicas e para continuidade do projeto de lives de Secretariado Executivo.
 
A Hora do Diálogo com a Pedagogia
 
O curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Uepa realizará no dia 13 de abril de 2020, às 15h, horário de Brasília, a webconferência que fará parte da iniciativa "A Hora do Diálogo com a Pedagogia". A transmissão contará com a colaboração do professor João Colares da Mota Neto. O tema do encontro será "A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire em Conexões Transatlânticas: Projeto de Cooperação Acadêmica Brasil-espanha", objeto da pesquisa de pós-doutoramento do professor João Colares. A Coordenação de Pedagogia da Uepa emitirá certificado de participação. Para inscrever-se, clique aqui.
 
Série de transmissões do curso de Secretariado
 
Com o tema Desinformação: o papel dos profissionais e acadêmicos, a primeira live ocorreu na última terça-feira (7) e foi organizada pelo professor Marcelo Correia, coordenador do curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue,  e contou com a colaboração da convidada Dra. Janine Bargas, professora da Faculdade de Comunicação da Unifesspa. Um dos motivos para escolha da data e da temática foi o Dia do Jornalista.
 
Para o coordenador, urge aproveitar os recursos tecnológicos nesse tempo de isolamento para continuar com o papel de refletir a realidade social e os elementos que a compõe. ”A ideia surgiu até como uma forma de terapia para os docentes e discentes nesses dias de isolamento social. Além de aproveitar os recursos tecnológicos para diminuir a distância entre amigos e trazer conteúdo”, falou. E completou: “(A finalidade é) socializar com a comunidade em geral”.
 
Correia afirmou que, após esta primeira experiência e avaliação da transmissão, serão analisadas possibilidades de aprimoramentos para os próximos debates e colaborações dos internautas que acompanham. “Vamos trabalhar nesse primeiro momento com live, mas a ideia é que possamos fazer algo em que haja um controle de participantes para poder emitir certificados como carga horária. E deixar também o material gravado para que as pessoas possam mais a frente acessar o conteúdo”, disse.
 
Na próxima live, do dia 10, o debate será voltado para a temática das Mídias Sociais e as Novas Formas de Atuação do Secretário Executivo. Entre os assuntos programados para outros encontros virtuais estão: o processo de ensino-aprendizagem, pós-periodo de confinamento, inclusão social nas empresas, profissionais de secretariado nas telenovelas, além de outros mais.
 
Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (CAOP) aborda vivências durante isolamento
 
A Caop com auxílio do professor Mauri Gaspar realizou na tarde de quarta-feira (8), por meio de transmissão online no Facebook e Instagram (Mauri Gaspar/@psimaurigaspar), análises e observações sobre relacionamentos humanos no período de distanciamento social. Em suas falas o professor buscou desenvolver, por meio da psicologia gestalt, uma noção de equilíbrio entre racionalidade e as emoções humanas. E ainda trouxe reflexões sobre saúde mental e respeito no ambiente familiar e com demais pessoas.
 
Com uma duração de 1h, a transmissão ocorreu simultaneamente pelo Facebook, para ouvintes, e Instagram, para deficientes auditivos. No Instagram, houve a colaboração das intérpretes de Libras Nathiele Macedo e Silvana Alves (Nai/CCSE). A live pode ser acessada aqui.
 
A iniciativa está sendo recebida positivamente pelos servidores e alunos, inclusive por Sue Anne Calixto, aluna do 2º ano de Letras Língua Portuguesa, que vê como uma ação importante, colaborativa e estimulante dentro da comunidade acadêmica. “Acho bem legal que os professores estejam tendo essa iniciativa, justamente para que o conhecimento não pare. E para que nós, mesmo com essa distância, possamos estar aprendendo. É muito interessante usar a tecnologia a nosso favor", avaliou. "E também é uma forma de nós evitarmos um pouco tudo que está acontecendo e de nos importarmos com a Universidade; incentivar os alunos a continuarem estudando mesmo nesse período", finalizou.



 
Texto: Wesley Lima (Ascom/CCSE).
Foto: Agência Pará/Ascom EGPA.