Alunos, professores e servidores participaram do primeiro dia da XXII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A cerimônia de abertura ocorreu na manhã desta segunda-feira, 11, no auditório do Campus I, com o tema central O que será amanhã? Escola, Universidade e Cidadania.
O reitor, Rubens Cardoso, esteve presente na mesa de abertura do evento e explanou a importância da discussão sobre o futuro da educação no país. “Nós, que fazemos parte de uma comunidade acadêmica e que estamos na nossa 22ª semana de atividade acadêmica, não podemos deixar de lado o tema do amanhã. Nada acontece na sua vida sem a sua participação e a Universidade, como último nível do sistema brasileiro de formação, tem como objetivo transformar as pessoas em cidadãos. A Universidade é, na sua origem, um centro de discussão. É o lugar do debate que por definição faz fluir a crítica” afirmou à plateia formada por jovens.
O conferencista de abertura foi o professor Genylton Odilon Rêgo, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que falou sobre A educação brasileira no contexto de reforma: perspectivas e desafios. “Um dos setores que vem sendo desmontado recentemente é o da educação. Não podemos perder de vista que a educação brasileira sob ataque está perdendo recursos, tendo programas extintos, de maneira que se tornam impraticáveis a sua existência. Isso se dá em diferentes níveis de ensino, seja no ensino superior ou na educação básica, e traz prejuízos para a comunidade. Então, o momento é de luta, só vamos reverter essa situação se nos dispusermos a lutar contra essa essas políticas, através da organização dos movimentos estudantis e docentes. Por isso o tema discutido hoje é tão importante” enfatizou ele.
A acadêmica do 4° semestre de Licenciatura em Pedagogia, Cláudia Beatriz, contou sobre o papel significativo dos alunos. “O tema debatido é muito importante, porque a partir disso podemos ver como vai ser o nosso futuro. Acredito que nós como universitários somos uma classe fundamental para discutir e debater sobre isso. Nós que estudamos, lemos, que sabemos, se nos acomodarmos e não tivermos conhecimento de causa, o que vai ser das outras pessoas que vamos formar?”, questionou a estudante.
Cultura
A programação também trouxe aos participantes uma exposição fotográfica e pinturas em quadros, feitos por alunos do campus de Paragominas, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC). A mostra teve origem a partir de duas disciplinas do curso de Design: Linguagem Visual e História da Arte. A apresentação fotográfica, intitulada Ões – Percepções traz um olhar diferente sobre percepções da linguagem visual, como o ponto, a linha e a ilusão de ótica.
Já as pinturas trouxeram como tema [Re] leituras, expondo Monalisa, de Leonardo da Vinci. “Essa releitura, exibe a obra Monalisa da arte contemporânea, expressionista, pop-art e arte brasileira. A intensão é trabalhar os aspectos da interdisciplinaridade, gerar um caminho entre as áreas da educação e do design, e como ele pode contribuir na formação de educação no campo da visualidade, que é o que nós trabalhamos”, explicou o professor Thiago Azevedo, curso de Design em Paragominas.
O diretor do CCSE, professor Anderson Maia, explicou a magnitude da programação e como é relevante a participação de todos. “Um evento desse é muito importante por ser científico e já ter uma certa tradição no Centro de Educação. Ele já ocorre há 22 anos e ao mesmo tempo integra os alunos das diferentes áreas de conhecimento que fazem parte do Centro. Isso contribui para a pesquisa que é desenvolvida na Universidade, não só no ensino, mas também na extensão, que levamos para fora da Instituição” finalizou.
As atividades da XXII Semana Acadêmica vão ocorrer até 15 de setembro, no Campus I. A programação oferece gratuitamente aos alunos, professores, comunidade externa e servidores, diversos minicursos, palestras, apresentações culturais, mesas redondas e comunicação oral. As inscrições ocorrem no ato do credenciamento.
Para mais informações da programação da XXII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) clique aqui.
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely