Inicia na segunda-feira, 9, o V Seminário de História da Universidade do Estado do Pará, que este ano traz o tema “O Ensino de História no Tempo da Duração Sem Espera”, que debate um tema comum da atualidade: as consequências na velocidade da circulação de informações na sociedade. A doutora em História Social pela Universidade do Estado de São Paulo (USP), Circe Bittencourt fará a conferência de abertura do evento, às 10h, no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
O principal objetivo do evento é debater teórica e metodologicamente o ensino de História e suas dificuldades no mundo contemporâneo. O profissional de História vive sob a ameaça atual de um conhecimento superficial e limitado, que emana das redes sociais, impondo questionamentos e cobrando um estatuto de validade ao conhecimento produzido academicamente ao longo do tempo.
O seminário busca ainda discutir a resposta para perguntas como a melhor maneira de formar um profissional de História qualificado e devidamente preparado para enfrentar essa realidade? Como enfrentar os limites impostos pela política educacional atual e realizar um ensino de História orientado por pressupostos humanistas? Como o professor de História pode enfrentar eficientemente o “conhecimento” que circula nas redes sociais?
A programação segue até o dia 11, com intensa programação de mesas redondas, exposições de trabalhos e palestras. Os interessados em participar podem encontrar todas as informações pertinentes ao seminário estão reunidas neste site.
Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE
Foto: Nailana Thiely