Celebração da Semana Santa reúne dezenas de servidores na Reitoria

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 10/04/2017 - 12:59

Servidores da Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa) celebraram nesta segunda-feira, 10, o início da Semana Santa. Um culto uniu um diácono católico e uma pastora quadrangular, que relembraram em seus sermões o real significado da Páscoa, que traz a todos os cristãos a renovação do amor e da esperança. O reitor Juarez Quaresma aproveitou a ocasião para agradecer ao apoio dos servidores durante todo o seu mandato, que chega ao fim em 50 dias.

Dezenas de servidores participaram do momento de fé ocorrido na manhã de hoje. Para muitos deles, o sentido da Páscoa é válido também para as relações de trabalho, por isso a importância de a Uepa não deixar passar este momento. “A Páscoa significa renovação. Temos a oportunidade de ressurgir como uma pessoa melhor. Por isso é interessante ter essa reflexão também no ambiente de trabalho. Afinal, cada um de nós é um apóstolo e devemos levar o amor e a palavra de Deus para onde formos”, resumiu a titular da Diretoria de Acesso e Avaliação, Glória Rocha.

O diácono Manoel Onildo de França, da paróquia Jesus Ressuscitado, do bairro da Marambaia, ressaltou o significado do período para além do Cristianismo. “Esse é um momento de celebração para diversas religiões e sempre tem esse sentido de vida, de alegria, de comemoração. O período tem muita simbologia. Para os cristãos, Jesus trouxe a plenitude, a ideia da morte não como o fim, mas sim o início de uma nova vida sem fim”, disse o pregador.

A pastora ressaltou a ligação das celebrações de Semana Santa com a vida cotidiana. “A gente costuma ver a Páscoa como um momento de sofrimento. Jesus teve seu momento de lágrimas, dor e traição na sexta-feira. E quem nunca passou por um momento de dor ou traição? Mas isso também serve para nos mandar uma mensagem de esperança. Depois do calvário, vem a alegria, a ressurreição”, comparou a pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular, Ângela Maria da Costa. Servidora da Uepa, ela aproveitou o sermão para ressaltar seu carinho pelo professor Juarez, que esta prestes a concluir seu mandato.

Em sua fala, o reitor mostrou sua gratidão a todos os servidores. “Vivo um momento de despedida, mas que é um momento feliz. Saio do cargo, mas a Uepa segue sendo minha casa, onde pretendo continuar pelos próximos 20 anos, pelo menos. Ou até mais, se mudarem as regras da aposentadoria”, brincou o gestor. E a festa de Páscoa da Uepa teve até a presença de um coelho de verdade. Branquinho  e felpudo, o pequeno Atman é o bicho de estimação do aluno do 3º ano de Ciências da Religião, José Eder Moraes, de 32 anos. “Foi coincidência ter trazido ele, não sabia que teríamos uma celebração de Páscoa hoje”, disse o rapaz. O evento culminou com um café da manhã para todos os presentes.

Texto e fotos: Fernanda Martins