Centro Acadêmico de Filosofia promove debate a partir da saga Star Wars

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 15/12/2015 - 18:07
 
 
O Centro Acadêmico de Filosofia, da Universidade do Estado do Pará (Cafil/Uepa), realiza dos dias 15 a 17 de dezembro a I Maratona Solidária, com o tema Saga Star Wars: aspectos humanos, sociais e políticos. O evento ocorrerá na Sala de Videoconferência do Prédio Castelinho, localizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e irá arrecadar alimentos, livros e brinquedos, que serão doados a ONG Projeto Social Novo Olhar, que atende crianças carentes.
 
Durante os três dias de evento, haverá seis sessões dos filmes da saga e serão debatidas questões contemporâneas que têm interface com a Filosofia. A ideia do evento é estabelecer um diálogo entre cinema e diversos aspectos da realidade social. Entre os assuntos abordados estão regimes autoritários, crises na democracia, religião, condição humana e teorias clássicas da Ciência Política e da Filosofia.
 
Na perspectiva dos organizadores, a escolha da saga se deve ao grande número de fãs e de conhecedores, que perpassam diversas gerações. O evento visa à utilização da arte e do cinema como ferramenta de reflexão crítica.  De acordo com o coordenador geral do Cafil, Maurício Carrera, “a ideia é usar a arte como ferramenta didática e a partir do Star Wars provocar debate sobre questões do dia-a-dia, econômicas, políticas e sociais”.
 
O evento é voltado para a comunidade acadêmica em geral e para fãs da saga, que queiram refletir e debater sobre as temáticas. Os debates ocorrerão após a exibição dos filmes. Entre os apoiadores do evento, está o Conselho Jedi do Pará, uma comunidade de fãs da saga. A coordenadora de Comunicação do Cafil, Heloísa Helena Santos, também faz parte do Conselho e explica: “vamos fazer essa discussão com interface, em que participará um público que já conhece Star Wars, mas esperamos um retorno desses fãs e da comunidade acadêmica da Uepa e de fora”.
 
A acadêmica do 2º ano do curso de Filosofia, Juliana Cabeça, conta sobre o seu interesse em participar das sessões. “Vou participar pela relação com a Filosofia, por poder relacionar com as coisas que a gente vive, pelas questões políticas no Brasil, nesse momento de refletir”. 
 
Ação solidária
 
O alimento e demais doações que serão arrecadados durante a maratona serão doados a ONG “Projeto Social Novo Olhar”, formada por acadêmicos da Uepa, e que atende crianças carentes e moradores de rua. O objetivo é também inserir a solidariedade na pauta do dia, já que o evento debate questões sociais e humanas.
 
A entrada no evento vale 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo infantil e só poderão participar da I Maratona Solidária, as pessoas que tenham realizado a pré-inscrição via internet, já encerradas. 
 
Serviço:
 
I Maratona Solidária
Data: 15 a 17 de dezembro de 2015;
Local: Sala de Videoconferência do Prédio Castelinho, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo;
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou brinquedo infantil; somente para pré-inscritos
A programação completa, com o horário das sessões, está disponível aqui.
 
 
Texto: Sergio Ferreira Junior