Centro de Saúde Escola oferece à comunidade Ambulatórios de Hepatologia e Geriatria

Enviado por Ize Sena em Qua, 04/11/2015 - 16:23
O Centro de Saúde Escola (CSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) passa a ofertar dois novos serviços ambulatoriais: o de Hepatologia e o de Geriatria.  O primeiro é voltado para o tratamento de doenças no fígado, como infecções de vírus da Hepatite B e C, hepatite alcoólica e demais doenças genéticas que acometem o órgão. O segundo é destinado ao tratamento de idosos com hipertensão, osteoporose, demência, mal de Parkinson, entre outros.

Ambos os atendimentos ocorrem por meio de encaminhamento médico dos hospitais da rede municipal, estadual e do próprio CSE. Além do encaminhamento, é necessário agendar as consultas. A Unidade de Saúde da Uepa disponibiliza gratuitamente os medicamentos utilizados no tratamento das hepatites virais. “Temos recebido vários pacientes migrados do Hospital Barros Barreto, pois lá não oferecem mais serviços de Hepatologia. Esses serviços já tinham na Santa Casa, Hospital de Clinicas Gaspar Viana e agora no CSE”, diz a coordenadora do Ambulatório de Hepatologia, Debora Crespo.

No Ambulatório de Geriatria, os idosos terão atendimento com enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais e médicos. “O que a gente está criando é um serviço interdisciplinar de atendimento do idoso. A gente vai fazer uma reunião com esses profissionais e discutir o que foi avaliado nos idosos e em que programa eles vão se encaixar. A cada três ou seis meses, dependendo do quadro de saúde, retornarão a geriatria”, detalha a coordenadora do Ambulatório de Geriatria, Niele Silva de Moraes.

Os atendimentos na Hepatologia são as segundas, de 14h as 17h; quartas, de 8h as 12h; e sextas-feiras , de 13h as 17h. Na Geriatria, as terças e quartas-feiras, de 10h as 12h. O Centro Saúde Escola também atua com as especialidades de Cardiologia; Otorrinolaringologia; Endocrinologia; Neurologia; Ortopedia; Ginecologia; Clínica Médica; Pediatria; Dermatologia; entre outros.  O CSE está localizado na avenida Rômulo Maiorana, n° 2558, bairro do Marco, Belém.

Texto: Renata Paes