Cerca de 3 mil pessoas visitaram a I Feira Estadual Existir

Enviado por Ize Sena em Qua, 09/11/2016 - 12:03

O segundo e último dia da I Feira Estadual Existir e V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, na última terça-feira, 8, em Belém, foi de grande movimento na Estação das Docas. Estima-se que cerca de 3 mil pessoas tenham passado pelo local e conhecido produtos e serviços que facilitam o tratamento e a vida de pessoas com deficiência. O evento foi uma realização do Governo do Pará, por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e do Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (Nedeta) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

No final da manhã o cearense David Valente, que toca teclado com os pés, se apresentou no palco da feira e encantou quem passava pelo local. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), David segue a carreira como cantor, compositor, músico, arranjador e produtor musical.

Apesar de ser portador de uma deficiência físico-motora congênita que o impossibilita de usar suas mãos normalmente, ele se apaixonou pela música ainda criança, aos quatro anos de idade, durante as sessões de fisioterapia e terapia ocupacional nas quais teve o primeiro contato com um teclado de brinquedo.

Foram realizadas três palestras gratuitas na sala Estação Business, no Armazém 2. A primeira foi sobre o tema Lei Brasileira de Inclusão, a segunda sobre Bio e Neuro Estimulação e a terceira sobre Acessibilidade na Era Digital. Durante a tarde, atletas deficientes visuais e com síndrome de down atendidos pela Associação Souza Filho de Artes Marciais (Asfam) apresentaram golpes de judô. Também houve apresentação de esgrima em cadeira de rodas, grupo de dança e apresentação de músicos da Fundação Carlos Gomes.

Os empresários e irmãos Thyago e Alex Cunha conheceram a Feira e ficaram surpresos com as tecnologias. “Viemos prestigiar o evento e descobrimos coisas incríveis para ajudar pessoas com deficiência. É a primeira vez que visito uma feira como essa e achei a iniciativa maravilhosa”, contou Thyago.

No final da tarde servidores do NAC fizeram a entrega dos certificados de participação para os mais de 30 expositores. “Conseguimos apresentar para a sociedade tudo o que o Governo vem oferecendo para as pessoas com deficiência e também o que tem de mais inovador no mundo em tecnologia assistiva. Inovações para melhoria, qualidade e facilidade da vida da pessoa com deficiência, para que ela possa ter seus direitos e inclusão social garantidos”, explicou Daniele Khayat, diretora geral do NAC.

O cadeirante e professor de geografia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Luiz Pacheco, parabenizou o Governo pela iniciativa. “Como deficiente, eu fiquei encantado com as tecnologias apresentadas. São soluções muito interessantes para que possamos exercer de forma mais digna e consistente a nossa cidadania. Fiquei extremamente envolvido pelas propostas pedagógicas apresentadas no Fórum pela universidade. Uma oportunidade única de conhecer as propostas para a melhor inclusão e ter contato com pessoas com outras deficiências”, relatou o professor.

Durante a cerimônia de encerramento professores, alunos de universidades particulares e públicas, além de empresários que patrocinaram a construção da casa adaptada exposta na Feira, foram homenageados com estatuetas do Plano Existir e certificados. “Gostaria de parabenizar todos, pois sem a união e parceria entre os que estão aqui esse evento seria impossível. Agradeço especialmente ao Nedeta, que é o nosso orgulho e de todo o Estado pelo trabalho desenvolvido”, disse o reitor da Uepa, Juarez Quaresma.

O chefe da Casa Civil, José Megale, esteve presente representando o governador Simão Jatene. “A feira vem ao encontro do que a sociedade quer e por isso foi esse sucesso. Aqui mostramos o que muitas pessoas estão precisando”, falou Megale. A I Feira Existir foi considerada um sucesso de público e abriu espaço para novas edições.

“Eu achei que a feira foi surpreendentemente maravilhosa, pois ela conseguiu mexer com as pessoas que visitaram e deixar essa sensação da necessidade da gente se rever como pessoa. Algumas reclamam tanto da vida e dos problemas que têm e vemos pessoas com as mais variadas deficiências levando a vida com tanta leveza e simplicidade e isso é um exemplo de vida. O evento deixou gostinho de quero mais, com a possibilidade de mais parceiros, para que a próxima edição seja ainda maior”, garantiu a primeira dama Ana Jatene.

Texto: Erika Torres/ Ascom NAC