Cerimônia do Mestre marca recepção dos calouros

Enviado por Ize Sena em Seg, 15/02/2016 - 17:54
“Prometo empenhar-me ao máximo nas atividades acadêmicas do meu curso, ser leal com meus colegas e professores e torna-me um profissional competente em benefício de minha família, do meu semelhante e de minha pátria. Prometo!”.  Com esse juramento, os calouros dos cursos de Licenciatura da Universidade do Estado do Pará (Uepa) deram início à vida acadêmica. Nesta segunda-feira (15), eles participaram da Cerimônia do Mestre, na qual o capelo foi simbolicamente entregue representando o compromisso com a educação.

O auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o Campus I da Uepa, esteve lotado durante a manhã e à tarde. Os novos alunos receberam as boas vindas dos veteranos, professores, coordenadores de curso e diretores do Centro.  “Eu quero parabenizar a todos vocês que estão ingressando na universidade e também os que já estão aqui há mais tempo vivenciando esse momento que é ímpar na vida de todos nós, pois sabemos o quanto é diferente essa virada de deixar de ser estudante de nível médio para nível superior”, afirmou o diretor do Centro, Pedro Sá.

Na plateia, os olhos atentos a todos os novos movimentos eram de Lucas Machado, calouro do Curso de História. Ele conta que a motivação para o curso, além do interesse na história do Brasil e do Pará, é a felicidade da família. “Esse dia para mim representa a abertura de um novo caminho, principalmente, agora que eu vim do ensino médio e vou começar a fazer uma academia. É um grande passo em especial para minha família porque ela sempre sonhou com isso, com um filho que se formasse em universidade pública. E agora que eu consegui, ela está muito feliz. Eu escolhi a Uepa pela qualidade nos cursos de licenciatura”, destaca.

Em 2016, pela primeira vez, a Universidade realizou um processo seletivo especial para o Curso de Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras). Foram aprovados 18 alunos surdos, que com ajuda de intérpretes, participaram da recepção dos calouros no CCSE. Foi o caso de Aline dos Santos Silva, 20 anos. “Estudei em escola pública e sinto uma grande felicidade porque eu estudei muito, me esforcei, eu não fiz cursinho. Eu estudei na minha casa mesmo e minha família tentou muito me ajudar. Um mês antes da prova eu estava muito nervosa e ansiosa, mas quando vi o resultado...nossa! Fiquei muito feliz, muito emocionada, eu quase chorei. Agora eu penso já no dia da minha formatura voltada para a educação de surdos, que é o meu curso”.

Pela manhã, a recepção encerrou com apresentação musical do Projeto Pará Leitura Vai Quem Quer. A programação da Semana do Calouro do Campus I segue até sexta-feira (19), com palestras, minicursos, oficinas, Gincana de Integração, entre outras atividades desenvolvidas pelos Centros Acadêmicos e pela Coordenação de Apoio e Orientação Pedagógica (Caop).

Texto: Ize Sena
Foto: Bianca Almeida