Ciclo de palestra orienta sobre proteção de pesquisas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 17/08/2015 - 00:00
Programação irá direcionar alunos, professores, pesquisadores e trabalhadores a protegerem as próprias descobertas contra cópias
 
Você sabe a diferença entre patente, marca ou direito autoral? Cada tipo de registro tem a função de proteger contra cópia aquela ideia de meses ou até anos, que surgiu a partir de um pensamento que só você, estudante ou professor, teve.  Para esclarecer e tirar dúvidas sobre o assunto, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza o ciclo de palestras sobre Proteção Intelectual. A programação é gratuita.  
 
A primeira palestra ocorrerá na segunda-feira (24), de 15h as 17h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), localizado na travessa Enéas Pinheiro, bairro do Marco.  A próxima está marcada para sexta-feira (28), de 9h as 11h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.  Ambas serão ministradas pela advogada, especialista em gestão da inovação e propriedade intelectual e coordenadora do NITT, Adriana Maués.
 
Ela detalha os principais pontos a serem abordados. “Patente, Desenho Industrial, Marca, Direito Autoral e Programa de Computador, e a Política e Diretrizes sobre Propriedade Intelectual e transferência de tecnologia no âmbito da Uepa, que estabelece critérios para a gestão dentro da Universidade”, enfatiza.
 
MARAJÓ
 
A comunidade acadêmica e de trabalhadores do município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, está convidada a participar da palestra Acesso ao Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais Associados, no dia 28, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Salvaterra, Rua Cearense (Terceira Rua), S/N, com a analista da área de transferência de tecnologia da Embrapa Amazônia Oriental, Sheila de Souza Corrêa de Melo.  
 
Segundo a professora assistente do curso de Tecnologia em Alimentos da Uepa em Salvaterra, Carmelita de Fátima Amaral, a localidade possui riquezas naturais pouco conhecidas, como a cutite, fruta adocicada, de cor amarela, utilizada em pesquisas acadêmicas, com potencial de gerar descobertas exclusivas.
 
Ela reforça a necessidade de conhecer o que se pode ou não registrar como patrimônio regional. “Temos riquezas genuínas daqui. O queijo marajoara, carne de búfalo, as nossas sementes que saem daqui e são exportadas em forma de óleo. A gente não sabe quanto pode guardar e ter como patrimônio. Essa palestra vem para isso. Principalmente para ajudar a comunidade que trabalha com extrativismo”, diz Fátima.  
 
 
SERVIÇO
Introdução à Propriedade Intelectual
Data: 24/08/2015 (segunda feira)
Hora: 15h às 17h
Local: auditório do CCNT – Travessa Eneas Pinheiro, bairro do Marco
 
Política de Inovação, Propriedade intelectual e Transferência de Tecnologia da Uepa e Introdução à Propriedade Intelectual
Data: 28/08/2015 (sexta-feira)
Horário: 9h as 11h
Local: CCSE/ Bloco VI /Sala de Defesa do Mestrado PPG Ciências da Religião (2º andar) – Travessa Djalma Dutra. Bairro do Telégrafo.
 
Acesso ao patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais Associados
Data: 28/8/2015
Horário: 8h
Local: Câmara Municipal de Salvaterra - Rua Cearense (Terceira Rua), S/N.
 
Mais informações:
Telefone: (91) 3131-1913
 
Texto: Renata Paes
Foto: Mácio Ferreira