Ciências da Religião celebra o lançamento de livros

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 23/11/2017 - 17:32
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCR), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoveu nesta sexta-feira, 24 de novembro, o lançamento de dois livros. As produções são de autoria dos professores Etienne Alfred Higuet e Ipojucan Dias Campos. O evento foi realizado, na Sala de Defesas do Bloco VI, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
 
A obra A Teologia de Paul Tillich: Utopia, Esperança e Socialismo, do professor Etienne Higuet aparece em um momento significativo na história do pensamento filosófico e teológico ocidental: a celebração dos quinhentos anos da publicação de Utopia, de Thomas More, lançada em 1516. No livro, o autor presta uma homenagem ao celebre humanista e chanceler da Inglaterra. Muito das contribuições de Paul Tillich sobre o conceito de utopia tem origem no pensamento Thomas More.    
 
A outra publicação, chamada de Para Além da Tradição: Casamentos, Famílias e Relações Conjugais, foi escrita pelo docente Ipojucan Dias Campos. O livro aborda as relações entre Direito, Família e Religião. Ao utilizar a documentação produzida pelo judiciário e também artigos de jornais e demais fontes, Ipojucan visou criar um instrumento metodológico que possibilitasse a pesquisa de temas vinculados ao embate entre igreja, estado e família no Brasil.
 
Para o coordenador do PPGCR, professor Douglas Rodrigues da Conceição, esses livros vão servir para os estudos de pesquisadores, graduandos e pós-graduandos. “Apesar de distintas, ambas as obras contribuem para o campo da Ciências da Religião. Desde a fundação, em 2010, o nosso Programa de Pós-Graduação está investindo em publicações científicas. A grande importância dessas obras é tornar pública a produção das pesquisas realizadas pelos docentes da instituição”, destaca.
 
O lançamento de A Teologia de Paul Tillich: Utopia, Esperança e Socialismo e Para Além da Tradição: Casamentos, Famílias e Relações Conjugais são frutos do financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao PPGCR.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Diane Maués