Começou ontem, 21, o I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (Cienex), parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Federal do Pará (IFPA). Simultaneamente a programação do Cienex, são realizados o VI Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares (EEACE), o II Encontro de Iniciação à Docência Pibid-Uepa, Semanas Acadêmicas, rodas de conversa, sessão de pôsteres, comunicação oral, e apresentações culturais nos Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Naturais e Tecnologia (CCNT), Biológicas e da Saúde (CCBS) e nos campi da interiorização.
A cerimônia se iniciou às 19h, no Auditório Paulo Freire, do CCSE, com a apresentação do Madrigal da Uepa. A mesa de abertura teve como convidados o vice-reitor da Uepa, Rubens Cardoso, vice-reitor da Ufra, Paulo de Jesus Santos, pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela, diretor de Convênios e Contratos da UFPA, Mauro Jesus Veloso, a diretora de Extensão da Uepa, Ana Telma, e a coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps), Mairna Dias.
A coordenadora do Necaps frisou que a sexta edição do EEACE está além de discussões ambientais. “ Nosso desejo é que nesses três dias de evento discuta-se sobre educação ambiental e além disso, a formação política e cultural, quem somos, que ambiente nós fazemos, no que contribuímos com nossa sociedade”.
O vice-reitor da Ufra, Paulo de Jesus Santos, destacou a troca de conhecimento entre docentes e discentes, que as programações têm a proporcionar. “ Estamos em um contexto mais próximo. Fruto do nosso trabalho em sala e aula. Podemos trocar informações, juntarmos elas e ajudarmos para que nossas universidades públicas se tornem mais fortes”.
A conferência de abertura foi ministrada pelo doutor em Serviço Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Frederico Loureiro. Ele abordou as "Múltiplas teias de saberes socioambientais em contextos escolares’’. Frederico enfatizou a importância de trabalhar as diversas culturas dentro das escolas. “Há a necessidade de trazer para o universo escolar o reconhecimento de que a humanidade é formada por culturas diferenciadas que deveriam ser tratadas de forma igual. A cultura escolar é marcada por um tipo de saber sem fazer esse diálogo. É importante conhecer outras culturas, outras tradições como parte do processo de formação humana e superação de práticas de intolerância. O outro aspecto é a situação atual das escolas, educação pública, processos políticos, econômicos e estabelecer essas conexões”.
O Cienex e o EEACE vão até 25 de novembro. As palestras que ocorreriam pela manhã no CCSE foram transferidas para a Secretaria de Estado de Turismo do Pará(Setur), onde era a antiga Paratur, na Praça Waldemar Henrique, bairro do Reduto. As mesas redondas, mesas temáticas e palestras no horário da tarde permanecem no CCSE, assim como as apresentações de pôsteres.
Já o II Encontro de Iniciação à Docência Pibid-Uepa ocorrerá no CCNT nos dias 23 e 24 de novembro, tendo como tema central “Universidade e Escola: experiências, caminhos e desafios para formação de professores no contexto amazônico”. Os participantes apresentarão a produção acadêmico-científica na modalidade Pôster. A submissão de propostas foi restrita a coordenadores de subprojetos, professores-supervisores e a discentes participantes do Pibid-Uepa.
As instituições parceiras no I Cienex objetivam avaliar as produções acadêmicas, ampliar a visibilidade internamente e externamente dos trabalhos produzidos dentro das Universidades, coletar informações sobre o desenvolvimento das ações de ensino e de extensão, entre outros.
Texto: Renata Paes
Fotos: Nailana Thiely