Projeto destaca cinema como ciência, além de promover a interação dos servidores, professores e alunos da Universidade com a comunidade externa
O Projeto Cineclube da Universidade do Estado do Pará (Uepa) exibe na próxima terça-feira, 24 de março, a emocionante história de Mario Ruoppolo do filme o Carteiro e o Poeta, dirigido pelo americano Michael Radford. A exibição ocorrerá às 16h, na Sala de Videocoferência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado no bairro do Telégrafo, em Belém, com entrada franca.
Antes da exibição, haverá a apresentação de um quarteto de violinistas do curso de Licenciatura em Música, com objetivo de integrar e promover a multiculturalidade. Após a projeção do longa-metragem será realizado debate entre os membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e da Academia Paraense de Ciências (APC), representados por Marco Antônio Moreira e Arnaldo Prado Junior, respectivamente, e o público.
Este ano, o Cineclube realizará exibições de maneira itinerante abrangendo todos os Centros da Universidade em Belém. A ideia é de democratizar os espaços em torno da Uepa e poder envolver de maneira mais eficaz os alunos de todos os cursos de graduação.
”A intenção do projeto é utilizar o cinema como recurso pedagógico, importante para a relação ensino-aprendizagem. Além de destacar o cinema como ciência e promover integração entre professores, servidores, alunos e toda a comunidade externa, por meio de um debate crítico sobre as problemáticas da sociedade presentes no filme”, afirma Joelma Queiroz, coordenadora do Cineclube.
Sinopse: O Carteiro e o Poeta é um filme sobre a busca do amor e da aceitação. Numa remota ilha do Mediterrâneo, Mario Ruoppolo (Massimo Troisi) é contratado para entregar cartas ao "poeta do amor" Pablo Neruda (Philippe Noiret). Surge entre os dois uma terna amizade, enquanto Mario pede ajuda a Neruda para ganhar o coração de uma belíssima mulher (Maria Grazia Cucinotta). Durante o namoro, o poeta interior de Mario é despertado, trazendo o romantismo e o autoconhecimento como o maior presente de sua vida. Com interpretações poderosas e imagens espetaculares, esta história torna-se envolvente.
Serviço: O Carteiro e o Poeta, nesta terça-feria, dia 24 de março de 2015, às 16h, na Sala de Videoconferência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Trav. Djalma Dutra, s/n - Telégrafo - Belém Pará.
Texto: Miguel Alves
Foto: Divulgação