A sessão é gratuita e ocorre no dia 17 de setembro, às 16h, na sala Anfiteatro da Escola Superior de Educação Física. Após a exibição do longa-metragem será realizado debate entre os membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA)
O programa Cineclube da Universidade do Estado do Pará (Uepa) exibe, no dia 17 de setembro, a emocionante história do matemático Alan Turing, do filme O Jogo da Imitação, dirigido pelo cineasta norueguês, Orten Tyldum. A exibição será realizada às 16h, na sala Anfiteatro da Escola Superior de Educação Física, localizada na avenida João Paulo II, nº 817, bairro do marco.
Lançado em 2014, o longa narra a trajetória do britânico Alan, gênio reconhecido por quebrar o, até então, indecifrável código da máquina utilizada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial.
Após o filme será aberto um debate sobre a temática com membros da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCP), e todos os participantes poderão participar da discussão.
Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) como sua grande incentivadora.
Serviço: O Jogo da Imitação será exibido dia 17 de setembro, às 16h, na Sala de Anfiteatro da Escola Superior de Educação Física, localizada na avenida João Paulo II, nº 817, bairro Marco. A participação é gratuita.
Texto: Alberto Dergan
Foto: divulgação