A sessão ocorre na próxima quinta-feira (18) no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) e conta com debate mediado pela Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCP)
O Cineclube da Universidade do Estado do Pará (Uepa) exibe, nesta quinta feira, 18 de junho, a intrigante história do filme Síndrome da China. A sessão ocorre às 16h, no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), localizado na travessa Enéas Pinheiro, nº 2626, entre avenida João Paulo II e Perimetral.
Após a exibição será aberto um debate com o membro da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCP), Arnaldo Prado Junior,sobre a temática do filme e todos os presentes poderão participar da discussão.
A coordenadora do Cineclube, Joelma Queiroz, afirma que a intenção “é utilizar o cinema como recurso pedagógico, promovendo troca de ideias, utilizando como instrumento em debates de questões sociopolíticas e nas artes, demonstrando sua importância na relação ensino-aprendizagem”. Além das sessões realizadas na capital, o Cineclube da Uepa também realiza sessões itinerantes em outros municípios do estado.
Sinopse:
O filme A Síndrome da China aborda o delicado tema da produção de energia nuclear e os interesses relacionados à atividade, dentre os quais figuram o empresariado, a população, e também, os jornalistas. Durante uma reportagem em uma usina nuclear na Califórnia, a repórter Kimberly Wells (Jane Fonda), presencia um acontecimento incomum e aparentemente irregular. Richard Adams (Michael Douglas), seu cinegrafista, filma sem autorização o “incidente”, que estivera perto de resultar em uma tragédia.
A partir daí, fica claro um esquema, tanto por parte do governo como por parte da emissora, para tentar encobrir o acontecido, pois, se o caso viesse à tona, a usina seria fechada, o que significaria um prejuízo de vários milhões de dólares. Kimberly e Richard iniciam, então, uma investigação e recebem uma grande ajuda de Jack Godell (Jack Lemmon), um engenheiro da usina.
Serviço: A exibição do filme A Síndrome da China ocorre nesta quinta-feira, 18 de junho, às 16h no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas (CCNT) localizado na travessa Enéas Pinheiro, nº 2626, entre Avenida João Paulo II e Perimetral. A entrada é gratuita.
Texto: Alberto Dergan, com colaboração de Igor Pereira
Foto: Divulgação