Círio 2016 é celebrado na Uepa

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 07/10/2016 - 14:11

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) entrou no clima de devoção a padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré, e nesta sexta (7), prestou homenagens e assistência aos romeiros no Campus II, localizado na travessa Perebebuí, esquina com avenida Almirante Barroso.

No Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), por volta de 8h15, deu início a uma missa celebrada pelo padre José de Anchieta Lemos Costa, da Capela Nossa Senhora de Lourdes. Na mensagem, o padre destacou o papel da Uepa na sociedade. “ A Universidade adquire seu sentido dentro do contexto da sociedade quando se volta a pesquisa, estudo, e reflexão que promove o ser humano”.

A missa teve a participação do grupo Iluminares da Igreja Santa Cruz e do dueto voz e violão, Nubia de Freitas e Thonnys Athos. O casal é cego e no período do Círio optam em dedicar o talento a Maria. “Fazemos um trabalho musical com de Música Popular Brasileira (MPB). Só que no período do Círio é especial. Dizem que quem canta reza duas vezes. Colocamos nosso canto a serviço da evangelização”, diz Núbia.

Karla Pamela Oliveira, 32 anos, esteve presente na missa para agradecer a vida do filho, Angelo Miguel de Oliveira, de 11 meses. Ano passado, ainda grávida, almejava a graça da criança nascer com saúde.  “ Ano passado estava aqui na missa com ele na barriga. Agora já tenho em meus braços. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer”, diz ela.

Karla é filha da servidora Maria Deuza Silva, 61 anos. Maria conta que desde criança trazia Karla para assistir as missas na Uepa na sexta anterior ao Círio. “Ela cresceu aqui. A gente não sabe nem explicar a emoção desse momento”, ressalta Maria.

Ao término da missa, fogos e aplausos saudaram a Rainha da Amazônia, que passava na Romaria Rodoviária, em frente ao CCBS. O carro que conduzia a imagem parou bem em frente ao Campus II. Servidores, professores e alunos prestaram homenagens. Emocionados, erguiam em reverência as mãos em direção a imagem.

Após a passagem da Santa, a programação continuou com um café da manhã e a apresentação musical do acadêmico de Licenciatura em Música, Adson Baia. Ele tocou músicas marianas. A apresentação cultural foi promovida pelo Núcleo de Arte e (Nac) da Uepa.

O vice-diretor do CCBS, professor Cesar Matias, agradeceu a presença de todos e desejou um excelente Círio. “ Essa fé planejada e organizada que nossa senhora nos traz semeia a união, amor para trabalharmos com paz e harmonia, buscando os ensinamentos que a Universidade nos traz”.

Atendimento aos Romeiros

A Uepa também é um dos pontos de atendimentos aos romeiros que se deslocam de diversos municípios do interior até o Santuário de Nazaré. De 8h até as 18h de hoje, alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, e Terapia Ocupacional estarão realizando medidas de saúde, entre elas, aferição de pressão arterial, curativos simples, técnicas de relaxamento, e ainda servirão um lanche para repor as energias dos romeiros. A mesma ação permanecerá amanhã, de 8h as 12h.

O carregador Ronaldo Nunes da Conceição, 55 anos, parou para verificar a pressão. No final, descobriu que ela estava acima da média. O pedido dele a Nossa Senhora neste Círio está relacionado a saúde. “ Peço uma cura. Eu tenho que operar a vesícula, mas estou apreensivo”, conta.

Texto: Renata Paes
Fotos: Nailana Thiely e Rafael Dias