O Círio de Todos os Timbres, organizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), segue suas homenagens a Nossa Senhora de Nazaré com apresentações musicais abertas ao público em diversos pontos de Belém. Amanhã, 17, um encontro de corais no Museu de Arte Sacra (MAS), às 17h, na Igreja de Santo Alexandre, leva ao gratuitamente ao público canções clássicas de louvor à Virgem.
Na sexta-feira, 20, às 19h30, é a vez da Catedral Metropolitana de Belém, receber a soprano Dione Colares, acompanhada de Paulo José Campos de Melo, no órgão. O encerramento desta edição do evento será no dia 24, com a apresentação do Quarteto de Cordas Paulino Chaves, também do NAC, acompanhando a soprano Judite Chaves, às 17h, na capela do São José Liberto.
Já em sua sexta edição, o Círio de Todos os Timbres é um dos projetos artísticos realizados pelo NAC, que busca utilizar a cultura local como instrumento catalisador para concretização de ações educativas. De acordo com o coordenador do NAC, Marcos Araújo, “o projeto propõe-se a celebrar o Círio de Nazaré pela perspectiva da policromia das diversas linguagens artísticas e culturais produzidas no chão amazônico”, declarou. As ações envolvem servidores, professores e acadêmicos da Uepa.
Confira a agenda:
Dia 17/10 – Museu de Arte Sacra – Igreja de Santo Alexandre – 17h
Atrações: Coral Madrigal da Uepa; Coral Cynthia Charone; e coral convidado.
Dia 20/10 – Catedral Metropolitana de Belém – 19h30
Atrações: Dione Colares de Souza e Paulo José Campos.
Dia 24/10 - Capela de São José Liberto – 17h
Atrações: Quarteto de Cordas Paulino Chaves e a soprano Judite Nascimento.
Texto: Fernanda Martins