COAD realiza cerimônia de certificação simbólica

Enviado por Wesley Lima em Qui, 24/09/2020 - 19:43

A Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (COAD), do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou, durante a manhã desta quinta-feira (24), uma cerimônia de certificação simbólica, como marco de conclusão da primeira turma do curso de especialização em Ensino de Educação à Distância iniciada em 2018, em parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A primeira turma de especialização em Ensino de Educação à Distância contava com 161 alunos matriculados. Do todo, 88 defenderam monografia e têm direito ao certificado. No evento, foi permitida a presença de um número restrito de pessoas e apenas uma aluna participou da solenidade, que obedeceu às medidas de prevenção e o distanciamento social.

Benedito Ely Valente da Cruz, representante da COAD, afirmou que os demais discentes deverão comparecer fisicamente junto à Coordenação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação para o recebimento do diploma. “Já estão em processo de certificação e virão apanhar o documento posteriormente, pois só pode ser entregue presencialmente”, esclareceu.

Fábio José da Costa Alves professor e coordenador do curso afirmou que esta primeira turma concluinte mostrou um desempenho perceptível e satisfatório. “Conseguimos um número baixo de desistências, as pessoas se formaram dentro do previsto e fizeram suas atividades, mesmo com todos os percalços que a pandemia nos trouxe. Diria que foi exitoso, porque alcançamos os índices que projetávamos”, disse.

Costa Alves relatou que, excepcionalmente, nesse período de pandemia, os discentes apresentaram os trabalhos remotamente e que aqueles que não possuíam recursos para defender monografias receberam suporte digital dentro dos campi da Universidade, onde eram preparados os laboratórios para uso individual. “A Uepa cedeu espaço e conexão para os alunos que não tinham equipamento”, falou.

Para Thays Caldeira, primeira aluna da especialização que recebeu o certificado e veio do município de Bujaru, é muito importante que o Centro possibilite uma qualificação contínua. “Achei uma boa iniciativa a Uepa ofertar uma especialização à distância, porque permite que o discente  — da pós-graduação e que já atua no mercado de trabalho — tenha tempo de fazer as atividades e efetivamente participar do curso. Pois, fica menos acessível quando é presencialmente e, assim, permite o acesso a uma formação continuada”, explicou.

De acordo com o professor Anderson Maia, diretor do CCSE, há uma análise incessante para, por meio de parcerias, aumentar o número de vagas e oportunidades para o desenvolvimento acadêmico e profissional tanto na capital quanto na interiorização. “O Centro, no que diz respeito não só em lato sensu mas também em stricto sensu, aumentou significativamente seus programas devido a uma boa relação que estabelecemos com a CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior —, buscando justamente aproximar as nossas demandas com, por exemplo, a inscrição de APCNs  — Análise de Propostas de Cursos Novos”, esclareceu.

Avanço e expansão dos cursos de especialização no CCSE

Somente nesse semestre, já haviam sido finalizadas turmas de outros dois cursos: Ensino em Sociologia em Ensino Médio; e Especialização para Professores do Ensino Médio de Matemática. E há a previsão de que até dezembro mais duas turmas de outros dois cursos tenham concluído as atividades: Ensino da Química; e Ensino de Geografia da Amazônia.

Até 2017, a COAD tinha sob supervisão e administração 6 cursos, que contavam com 285 alunos matriculados; hoje, possui 14 pólos, 1.324 discentes regulares e 14 novos cursos aprovados e aptos, dentre os quais estão: Assessoria executiva (EaD); Educação em Matemática (EaD); Educação Social para a Juventude (EaD); Ensino da Língua Materna e Linguagem Matemática (EaD); Ensino da Língua Portuguesa (EaD); Ensino Religioso (EaD); Fundamentos da Matemática Elementar (EaD); Ensino de Geografia da Amazônia (EaD); Metodologia da Educação Inclusiva (EaD); Pedagogia Social (EaD); Psicopedagogia (EaD); Ensino da Música (Presencial); Ensino Religioso (Presencial); Teoria e Método em Educação Básica (Presencial).

Texto: Wesley Lima/ Ascom CCSE.

Foto: COAD/CCSE.