Coleta seletiva ajuda na geração de renda durante a pandemia

Enviado por Guaciara Freitas em Seg, 19/04/2021 - 11:56

A coleta seletiva, uma das ações do Programa de Gestão Uepa Ambiental, implementado na Universidade do Estado do Pará (Uepa) no final de 2019, já destinou mais de 17 toneladas de material reciclável a três cooperativas que atuam na Região Metropolitana de Belém (RMB): Associação dos Recicladores das Águas Lindas (Aral), Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis (Copalix) e Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves). No início da coleta dos resíduos recicláveis, entre os materiais variados recolhidos, estavam embalagens plásticas, metalizadas e cartonadas, metal, vidro e isopor. Com o anúncio da pandemia de Covid-19, em março de 2020, e a suspensão das atividades escolares de forma presencial, entre os tipos de resíduos mais gerados pela Uepa estão o papel, com mais de 80%, e o papelão, com mais de 10%, de acordo com o levantamento realizado pela execução do programa.

O engenheiro ambiental Hyago Souza, responsável pela execução do Programa Uepa Ambiental lembra que “houve um período de suspensão da coleta entre 20 de março e 17 de agosto de 2020, obedecendo às recomendações do Comitê de Biossegurança da instituição e para buscar alternativas de coleta seletiva com segurança para colaboradores e catadores de material reciclável”. E, para que fosse retomada, a coleta seletiva teve como base as orientações técnicas da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Entre essas recomendações está a orientação de que os recicláveis passem por um período de quarentena, isolados, por 15 dias, para possível desinfecção do vírus, antes de serem destinados às cooperativas. “Em alguns casos foi borrifada uma solução de água sanitária também”, explica Hyago. Nos períodos em que vigoram os bandeiramentos preto ou vermelho na RMB, a coleta seletiva nos campi também é interrompida.

A continuidade do processo de coleta e destinação de materiais recicláveis durante a pandemia contribui com a geração de renda dos trabalhadores que têm nesse material a fonte para o sustento da família. A presidenta da Concaves, Débora Ribeiro Baia, afirma que por causa da pandemia houve uma diminuição na arrecadação desse material, sobretudo pelo fato de os grandes geradores, como as empresas, terem fechado ou reduzido as atividades. Ela também relata que “apesar da geração de resíduos recicláveis ter aumentado nas residências, pelo fato de as pessoas ficarem mais em casa, muitos deixaram de fazer a entrega desse material no galpão da cooperativa, por medo da contaminação pelo novo coronavírus, inclusive condomínios”.

Débora Baia também destaca a importância da parceria com a Uepa, para a geração de renda das 40 famílias que dependem do êxito da Cooperativa. Silvia Cristina Oliveira Corrêa, presidenta da Copalix, que reúne 300 cooperados, confirma que a coleta “sofreu um impacto muito grande”, mas ressalta que “a parceria com a Uepa ajuda bastante”.

O fluxo da coleta seletiva na Uepa

Hyago Souza informa que o Programa Uepa Ambiental ainda realiza a coleta seletiva somente nos campi da Uepa situados em Belém, mas os planos são de que as ações sejam iniciadas em outros municípios, assim que circunstâncias decorrentes da pandemia permitirem.

Atualmente, nas unidades de Belém, os servidores, por meio de um trabalho de educação ambiental, são os primeiros agentes de um processo de triagem, que começa pela separação básica entre os materiais recicláveis e os orgânicos, de modo que dentro das salas, permanecem apenas o que será destinado à reciclagem. “Diariamente esse material é recolhido pelos colaboradores da empresa prestadora de serviços e é acondicionado. Em cada campus há um lugar próprio para isso, definido pelo Coordenação Administrativa, evitando qualquer impacto visual negativo aos frequentadores”, detalha o engenheiro ambiental.

Após o período de acondicionamento, dentro da própria instituição, o material passa por uma segunda triagem, para organização nas categorias pertinentes e posterior pesagem. Somente após esse processo é feito o repasse para as cooperativas darem continuidade ao trabalho. “Geralmente enviamos em torno de 400, 500 quilos de material de boa qualidade para as cooperativas, o que é importante, principalmente nesse momento em que diminuiu muito a arrecadação”, conclui o executor do Programa.

Plano de Gestão Integrada

Em 2020 a Uepa publicou o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) – Capital, o primeiro instrumento de gestão construído pelo Programa de Gestão Uepa Ambiental, que visa atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da OMS. A publicação, organizada pelo c
oordenador do Programa de Gestão Uepa AmbientalCarlos Capela, e Hyago Souza pode ser acessada e baixada gratuitatamente. Clique aqui.

Serviço

A Cooperativa Concaves recebe doação de materiais recicláveis tais como: papel, papelão, plásticos diversos, cobre, ferro e eletrônicos. O galpão para entrega fica localizado na avenida Bernardo Sayão, nº 2.176, entre rua Roberto Camelier e travessa Quintino Bocaiúva. Para agendamento de coletas, os contatos com a cooperativa podem ser feitos por mensagens enviadas para (91) 9 8828-7636 ou para o e-mail concaves@gmail.com. Já a Cooperativa Coopalix atende apenas por telefone. Para agendar as coletas os interessados devem entrar em contato pelo (91) 98422-5287.

Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)

Fotos: Marcio Monteiro Dias (Ascom Uepa)