Coletivo feminino celebra o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência

Enviado por Guaciara Freitas em Qui, 10/02/2022 - 13:45

A Astronomia por Elas: A Participação de Meninas e Mulheres em Atividades e Eventos Astronômicos é o título do encontro virtual que o coletivo feminino Tainá-Kan realiza amanhã, 11, às 17h, para integrar ações realizadas em alusão ao Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Instituída pela Assembleia das Nações Unidas (ONU) em 2015, a data de 11 de fevereiro passou a integrar o calendário de eventos de várias instituições de ensino e pesquisa, comprometidas com a promoção da equidade de gênero na Ciência. A live do coletivo vai assegurar a certificação aos participantes, mas não exige inscrição prévia.

Em sintonia com o objetivo de dar visibilidade à participação das mulheres na produção científica e tecnológica, desde 2020 o Tainá-Kan, vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa) por meio do Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), realiza ações contínuas, utilizando principalmente as mídias sociais digitais, para divulgar diversos temas relacionados à participação feminina na Ciência, sobretudo nas áreas de Ciências Exatas, Naturais e da Terra. A coordenadora do coletivo, professora Bianca Venturieri, conta que em março do ano passado, o grupo realizou oficinas de robótica e construção de pipas, "para a formação das integrantes que irão desenvolver oficinas com estudantes do ensino fundamental e médio".

Coordenadora e professora do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uepa, Bianca Venturieri relata que este ano as oficinas de março também vão acontecer, agora no âmbito do projeto de extensão Astrociência: Meninas na Ciência do Pará, que ofertará 30 vagas para meninas de Ensino Fundamental e Médio, para que elas desenvolvam atividades relacionadas à ciência junto ao coletivo. Atualmente o Tainá-Kan possui apenas integrantes da Uepa, mas está aberto à participação de mulheres cientistas de outras instituições, que se interessem pela popularização e divulgação da ciência voltada à inclusão de meninas.

Pelo segundo ano consecutivo, o coletivo feminino e acadêmico realiza uma live nesta data, pelo canal do Planetário no You Tube e pela rede social Facebook e espera ter tanto êxito quanto no ano passado. Em relação à oportunidade de discutir essa questão da equidade, professora Bianca Venturieri afirma que "nos últimos 15 anos, a comunidade global fez um grande esforço, para inspirar e envolver mulheres e meninas na ciência. No entanto, elas continuam sendo excluídas de acordo com a ONU. Atualmente, mesmo com esse avanço, 30% de todas as alunas escolhem no ensino superior, áreas relacionadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Portanto a criação da data, tem por objetivo dar mais visibilidade e destaque para a pauta, visto que ainda são necessários esforços integrados para a participação igualitária das mulheres nas ciências."

Na Uepa, de acordo com dados sistematizados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, atualmente o número de mulheres em cursos de pós-graduação strictu sensu é maior, quando comparado ao número de homens matriculados. Nos cursos de mestrado ofertados pela Uepa, há 322 mulheres e 259 homens. Já no Doutorado são 91 mulheres e 40 homens, o que contabiliza um percentual de 58% de mulheres nesses cursos.

Serviço

Live: A Astronomia por Elas: A Participação de Meninas e Mulheres em Atividades e Eventos Astronômicos
Hora: 17.
Mediadoras: Bianca Venturieri e Bianca Caroline