Colóquio de Ciências da Religião debate obra do filósofo Paul Ricoeur

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 24/11/2015 - 12:39

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião (PPGCR), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realiza nestes dias 24 e 25, o II Colóquio do Programa, com o tema “Paul Ricoeur e a religião: a propósito dos 10 anos sem o filósofo francês”. O evento é gratuito, aberto à comunidade acadêmica da Universidade e ocorre no auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

No primeiro dia do evento, a programação contou com conferências da professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Kátia Mendonça, e da professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Suelma Morais. Também fazem parte da programação do Colóquio a apresentação de trabalhos de graduação e pós-graduação, debates e painéis sobre a obra do filósofo e as religiões na Amazônia.

As áreas de atuação e abordagem de Paul Ricoeur estão relacionadas às letras, ciências sociais, filosofia e a própria religião.  Durante a conferência de abertura, a professora Kátia Mendonça, reiterou a necessidade de um diálogo com o filósofo, que ainda é contemporâneo. “O pensamento dele contribui para compreender os dramas do mundo atual. Ele é autor muito rico porque aborda uma vasta gama de temas, passando pela questão do simbólico, da hermenêutica, filosofia da memória, filosofia da história e filosofia da literatura. Hoje ele tem sido retomado no mundo todo”, explicou Kátia Mendonça.

Além da alusão aos dez anos de sua morte, o motivo da reflexão sobre a obra do filósofo francês é a sua relevância e as contribuições para o campo das ciências da religião, reconhecidas em todo o país. Segundo o professor do PPGCR e coordenador do Colóquio, Gustavo Soldati Reis, “ele é estudado do ponto de vista da interpretação das narrativas religiosas, dos símbolos, dos mitos. Ele e um teórico muito visitado, que nos permite entender como toda a cultura produz seus processos de sentido da vida, através do sagrado e das oralidades”.

Os graduandos e pós-graduandos de Ciências da Religião que puderam participar do evento, afirmam haver um enriquecimento do debate na área. A mestranda, Amanda Melo, conta que “a discussão sobre Paul Ricoeur acaba somando muito à graduação e aos pesquisadores da pós-graduação. Tem-me ajudado na discussão sobre arte, corpo e poética, e possibilita o ineditismo das pesquisas na Uepa”. Segundo a graduanda de Ciências da Religião, Maria Auxiliadora Oliveira, “esse evento vem nos esclarecer e apresentar mais um teórico, de modo a contribuir com o Curso”.

Questões regionais – Na programação desta quarta-feira (25), ocorrerá o painel com o tema “Histórias e Culturas Religiosas na Amazônia: estado atual da questão”, formado por professores da Uepa. “As pesquisas conduzidas no programa são sobre religiões de matriz afro, cujos professores trabalham com escolas, com comunidades negras; há pesquisas com comunidades populares; com teologia da libertação; no âmbito da literatura. Todas em um movimento de franco diálogo com a sociedade e com a cultura local”, explica o coordenador do PPGCR, Josias Costa Junior.

O objetivo do painel é fornecer aos acadêmicos e pesquisadores um panorama dos estudos de religião, sobretudo, na Amazônia paraense. De acordo com Josias Costa Junior, o debate sobre as questões regionais é importante ao pensar a área e os diálogos com os autores, como Ricoeur, cujas problemáticas são questões práticas, como vida, morte, existência, ética e pertencimento.

Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa